Para visualizar a descrição do projeto basta clicar no título do mesmo.


LINHA 1:  EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Alana Danielly Vasconcelos
Educação e Inovação: Letramento digital e o desenvolvimento de competências na era digital
Descrição: As tecnologias digitais, cada vez mais móveis, estão sendo utilizadas em todos os setores e serviços da sociedade, promovendo grandes mudanças, por exemplo, no modo de viver, se relacionar, consumir, estudar e trabalhar das pessoas. Em toda história de existência da humanidade, nunca se ouviu e viu falar tanto em Inteligência Artificial, cultura Maker, soft skills, hard skills, futuro da educação, habilidades e competências, edtechs, realidade virtual, realidade aumentada, NFTS, dentre outros termos. Em contrapartida, mesmo com tantos avanços tecnológicos, a nível mundial e, em particular, no Brasil, nunca se viu e ouviu tantas notícias falsas (fake news) e um número considerável de pessoas, de diversas idades que, tornam-se alvos constantes de crimes e ataques cibernéticos como demonstram os relatórios publicados pela Safernet (2023) e despreparados para atuarem profissionalmente em um mercado de trabalho tomado pelos processos e serviços digitais como aponta a Forbes (2023a). Dessa forma, este projeto tem por objetivo geral contribuir com a formação de profissionais mais críticos por meio de ações educacionais que disseminem o letramento digital e o desenvolvimento de competências necessárias para a vida na era digital. Mediante os pressupostos teóricos aqui mapeados como Moran (2017), Nóvoa (2007), Soares (2004), dentre outros e, compreendendo que a educação ocorre em todos os espaços, de diferentes formas e ao longo da vida é que, pretende-se por meio de oficinas, minicursos e eventos contribuir para o desenvolvimento de competências digitais e letramento digital de estudantes, professores e profissionais diversos interessados na temática. Assim, considerando André (2013), essa pesquisa configura-se como qualitativa, tendo seus objetivos caracterizados como descritivos segundo Triviños (1987), cujos procedimentos estão embasados na pesquisa bibliográfica e de campo conforme Fonseca (2002). Espera-se com a realização deste projeto, contribuir com a formação das pessoas para que estas, sejam capazes de enfrentar os desafios educacionais e profissionais da contemporaneidade, desenvolvendo uma consciência crítica em relação a utilização das tecnologias digitais.

Alexandre Meneses Chagas

Desenvolvimento das Competências Digitais dos docentes do Ensino Fundamental e Médio do Estado de Sergipe
Descrição: Este projeto tem como objetivo geral desenvolver um modelo de formação continuada de docentes, da rede estadual de Sergipe, do ensino fundamental e médio sobre as competências e habilidades de Letramento Multimidiático e Informacional (MIL) para uso das TDIC como dispositivo pedagógico em sala de aula. Com o intuito de promover espaços de aprendizagem em rede, nos quais os professores possam compartilhar suas vivências, produzir conteúdos digitais e aplicar práticas pedagógicas inovadoras com o uso das tecnologias digitais na sala de aula. O Projeto será coordenado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia e Pesquisa e por professores e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes, linha 1 – Educação e Comunicação. Através do Núcleo de Ciência, Tecnologia Inovação na Educação Básica (NCTIEB), criado a partir do Edital CAPES/FAPITEC/SE N 05/2014, que vem desenvolvendo, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (SEDUC/SE), o Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP e a Universidade Tiradentes, um conjunto de ações no campo da Alfabetização Informacional e Literacia Multimidiática com professores em unidades estaduais de educação técnico profissional. O curso de formação continuada será desenvolvido e disponibilizado no Moodle, e os módulos serão desenvolvidos a partir do mapeamento das Competências Digitais dos docentes com o uso da metodologia do DigCompEdu, com uma abordagem quantitativa, ele é um quadro cientificamente fundamentado que descreve, a partir de uma autorreflexão, o que significa ser digitalmente competente como educador. Espera-se contribuir com a percepção dos docentes sobre as suas competências digitais e a possibilidade de uma formação continuada docente que possa fornecer subsídios para outros usos das TDIC como dispositivo pedagógico em sala de aula

Cristiane Porto



Luiz Rafael Andrade
NÚCLEO DE LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA (NULDEB)
Descrição: Esta proposta objetiva realizar ações de pesquisa e extensão universitária por meio do Núcleo de Letramento Digital na Educação, que integre práticas de letramento direcionadas ao acesso à ciência, a prática docente e produção colaborativa de conhecimento a partir do uso das tecnologias digitais, envolvendo professores e alunos das redes de educação básica de ensino médio e fundamental maior, localizadas na região metropolitana da cidade de Aracaju, no Estado de Sergipe. O desenho metodológico da Proposta, bem como a programação didática, os materiais e tutoriais construídos, estão voltados para o desenvolvimento de experiências de aprendizagem na formação do público-alvo, desde o planejamento, passando pelas etapas de acompanhamento e avaliação. Neste processo de formação proposto é pertinente considerar que, ao longo de seus dez anos de atuação na educação básica, o NULDEB tem centralizado seu trabalho em dois eixos temáticos que servem como linhas de saberes pedagógicos determinantes para a elaboração e desenvolvimento das metas e ações que vão buscar corresponder à temática do Letramento Digital na educação básica: a) o eixo Informacional; e b) o eixo Multimidiático.

Maria Neide Sobral

EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INTERCULTURALIDADE: memórias, políticas e discursos pedagógicos
Descrição: Este projeto matricial agrega investigações sobre as interseções entre educação, comunicação e interculturalidade, com foco na análise das memórias, discursos e narrativas de professores e discentes em diferentes modalidades educativas (presencial, a distância e híbrida). A pesquisa parte do entendimento da educação como uma prática social e cultural mediada por processos comunicacionais que estruturam as interações pedagógicas e a construção do conhecimento em contextos diversos. Considerando a crescente digitalização da sociedade e a ampliação das dinâmicas interculturais, torna-se fundamental compreender como a comunicação potencializa (ou limita) o diálogo entre diferentes sujeitos e culturas dentro dos espaços educativos. Metodologicamente, a abordagem qualitativa fundamenta-se na pesquisa narrativa, na história oral e na análise do discurso, permitindo uma compreensão aprofundada das experiências formativas e das dinâmicas comunicacionais que emergem no ambiente escolar e acadêmico. A pesquisa dialoga com referenciais teóricos como Foucault (2000, 2005), para compreender os discursos pedagógicos; Lévy (2000, 2005), no que se refere à cibercultura e aos novos espaços de aprendizagem; e Santaella e Lemos (2010), para analisar o papel das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na mediação dos processos educativos. Os resultados esperados incluem o mapeamento crítico das práticas pedagógicas interculturais, a sistematização de estratégias educomunicativas e a reflexão sobre políticas públicas que favorecem (ou dificultam) a promoção da interculturalidade no ensino. Por meio da articulação entre educação, comunicação e interculturalidade, este estudo busca fortalecer práticas educativas que promovam o diálogo, a inclusão e o respeito à diversidade cultural na contemporaneidade.
Narrativas de si de egressos da Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes
O objetivo central é de compreender a trajetória dos egressos do Programa de Pós-graduação em Educação, vinculados a linha Comunicação e Educação, da Universidade Tiradentes, descrevendo o impacto da formação em nível pessoal, acadêmico e profissional.

Ronaldo Nunes Linhares

INOVAÇÃO E LETRAMENTO MULTIMIDIÁTICO DE PROFESSORES DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DA UNIT

Descrição: O projeto pretende, a partir de entrevistas e questionário, caracterizar o nível de letramento multimidiático do docente das licenciaturas, presenciais e a distância, da Universidade Tiradentes, considerando na dimensão pratica pedagógica o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) tendo como base as competências propostas pela Unesco para o docente do século XXI e a percepção destes sobre o conceito de inovação na educação. Como uma pesquisa experimental com aportes qualitativos e quantitativos, utiliza-se de entrevistas e questionários.


LINHA 2: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE

Andréa Karla Nunes

DOCÊNCIA E TENOLOGIAS: TESSITURAS ENTRE CURRÍCULO, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO

Descrição: O trabalho do Professor é tema que se encontra em pauta no âmbito da pesquisa em educação, autores como Tardiff (2002), Charlot (2000, 2002), Pimenta (2003, 2010), Mazzetto (2003) e Anastesiou (2004) vem pontuando aspectos que estão intrínsecos a ação docente. No campo educacional o discurso por uma educação de qualidade foi entendido com a aquisição de recursos tecnológicos e mudanças nas bases curriculares. Contudo, na educação há três movimentos primordiais para que o processo da aprendizagem tenha êxito, são eles: o entendimento de currículo, planejamento e avaliação. Questões como: Será que o docente compreender o que é currículo? O fazer diário da sala de aula é uma extensão do entendimento do currículo e não apenas da aplicação ou uso de tecnologias? Posso até investir na utilização das tecnologias e propor atividades significativas, mas, e a avaliação, ela tem acompanhado este tipo de proposta inovadora? As questões suscitadas foram mobilizando reflexões que extrapolaram o olhar local da ação da proposta e se estenderam para outros vieses, como: Quem são os docentes que estão formando nossos professores? Que tipo de formação tem sido realizadas nas Instituições de Ensino Superior (IES) aos professores em exercício? Como os egressos tem sido formado nas IES? E qual o entendimento de tecnologias, currículos, planejamento e avaliação compõem o repertório dos docentes das IES? As questões expostas fazem parte do entendimento que o trabalho docente está fecundo de conceitos que precisam ser esclarecidos e entendidos como mobilizadores de uma materialidade educacional, seja na Educação Básica ou no Ensino Superior. Atuar na educação, em especial no contexto contemporâneo dos discursos híbridos e disruptivos vão além de práticas e atividades inovadoras e uso de recursos tecnológicos, o trabalho docente passa por entendimentos dos conceitos de currículo, planejamento e avaliação, uma tríade que é o cerne do exercício da docência. A investigação suscita o interesse pelo entendimento de currículo, planejamento e avaliação na prática do docente da Educação Básica e do Docente do Ensino Superior com o uso das tecnologias, bem como do movimento do currículo, planejamento e avaliação nos níveis de Educação Fundamental e Superior. O entendimento que se estabelece na pesquisa é que o conhecimento a ser transmitido não é um processo neutro, visto que o currículo faz parte de redes de significação permeadas por relações de poder, que busca interesses sociais inseridos na própria forma de conhecimento. A pesquisa permitirá compreender como os saberes profissionais são adquiridos e se há clareza em relação a conceitos como currículo, planejamento e avaliação na prática docente e suas extensões no âmbito da avaliação institucional. Entende-se que os conceitos que formam a tríade do exercício na educação são relevantes, visto que é necessário compreender a natureza do conhecimento, para uma aplicação assertiva na construção do saber.

Cristiano Ferronato


Descrição: O objetivo deste projeto é analisar instituições educativas no Brasil a partir do ponto de vista histórico, no sentido de examinar o processo de gênese, desenvolvimento e consolidação de escolas e organizações educacionais ou culturais que se destacaram em momentos e contextos específicos da história brasileira, tendo como marco temporal os séculos XIX e XX. Objetiva também analisar o itinerário de formação e atuação de intelectuais que elaboraram ideias e ações relacionadas ao campo da educação brasileira. Entre os objetivos específicos destacamos a análise das experiências e realizações promovidas por instituições educativas e também de instituições culturais que têm ou tiveram como objetivo o desenvolvimento de ações conjugadas à formação de sujeitos e grupos em diferentes contextos e conjunturas. Para tal também serão analisadas trajetórias de intelectuais que não só se destacaram pela sua atuação no campo educacional e que de alguma forma influenciaram, a constituição do campo da educação escolar no Brasil. Para alcançar tais objetivos o projeto incentivará pesquisas de levantamento, organização e analisar de fontes históricas relacionadas ás instituições e aos sujeitos de destaque no campo. Nesse sentido será necessário a sistematização do corpus documental de acervos públicos e/ou privados e que possam auxiliar na tarefa de recuperar a historicidade de instituições cujo papel social foi relevante do ponto de vista da constituição de idéias, valores e práticas. A história de escolas, dentre outras instituições educativas ou culturais, poderá ser objeto de exame analítico a partir dos referenciais metodológicos da pesquisa histórica e da organização de seus respectivos acervos documentais. O projeto tem como pretensão fazer a articulação de investigações que examinem, do ponto de vista da pesquisa histórica, instituições escolares e educativas; biografias de educadores e intelectuais da educação; manuais, revistas, livros, periódicos e publicações diversas; imprensa periódica, jornais escolares; agremiações como sindicatos, grêmios e órgãos estudantis; inventário de acervos documentais e bibliotecas escolares, dentre outras possibilidades existentes.

Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento


Descrição: Este é um projeto de pesquisa em rede, integrando docentes da Universidade Tiradentes, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Católica de Pernambuco e Universidade do Minho. O projeto de pesquisa propõe fazer um levantamento dos impressos protestantes e outros impressos educacionais que circularam no Brasil durante a segunda metade do século XIX através da ação da Sociedade Bíblica Britânica/BFBS e de outros distribuidores de livros permitindo uma apreensão global da imprensa protestante e dos impressos educacionais e sua relação com a História da Educação, estudando-os como estratégias editoriais de difusão e conformação de saberes e práticas religiosas e pedagógicas. Além de investigar sua circulação, pode-se recortar como objeto de análise os livros que, destinados à formação e ao uso de grupos protestantes e leituras pedagógicas, organizaram um corpus de saberes representados como necessários à definitiva inserção do Protestantismo e formação escolar no Brasil. Tem como foco principal mapear o território de ação dos agentes e colportores vinculados à Sociedade Bíblica Britânica/BFBS que atuavam em Portugal e no Brasil e analisar a relação dessa ação com a instalação de escolas protestantes no Brasil por missionários vinculados ao Board da Igreja Presbiterianos do Norte dos Estados Unidos (PCUSA). A pesquisa sistemática, aprofundada e integradora possibilitará flagrar a organização de uma verdadeira rede de publicação, venda e distribuição de impressos protestantes e pedagógico no território brasileiro durante a segunda metade do século XIX. O projeto está sendo desenvolvido por pesquisadores da Unit, IFS< Unicap, Universidade do Minho e, por alunos do Mestrado em Educação e de cursos de graduação da Universidade Tiradentes com bolsas de iniciação científica do CNPq, UNIT e FAPITEC-SE. O fomento do CNPq (Edital MCT/CNPq 02/2009; Edital Universal CNPq 14/2011 Faixa B; Edital Universal CNPq 2016/1, Faixa B) propiciou à Coordenadora do Projeto de Pesquisa 02 (duas) viagens de pesquisa à Inglaterra, nos anos de 2009 e de 2012. A Coodenadora recebeu mais uma vez, o fomento do CNPq pelo Edital Universal 2016 (RS 59.346,00). A Coordenadora teve sua Bolsa de Produtividade em Educação, mais uma vez, aprovada pelo CNPq (2012, 2016).

Simone Silveira Amorim

Descrição: Este projeto tem como objetivo investigar os processos educativos na sociedade a fim de compreender a atuação dos sujeitos da educação e suas práticas na produção de conhecimento e inovação, inclusive relacionando-se com o desenvolvimento do comportamento humano, nos contextos sociais e históricos em que vivem. Tem-se como foco a consecução de processos (não) formais de educação decorrentes da relação entre sujeito e sociedade, independente do período histórico em que estão inseridos. Entende-se, ainda, a necessidade de se compreender a ação das instituições educativas, em suas versões formais e informais, assim como suas atividades na sociedade por se constituírem em locus de execução de práticas educativas, desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem, bem como de formação docente.
Rony Rei do Nascimento Silva
História da Educação no Brasil: perspectivas temáticas (séculos XX e XXI)
Descrição: Neste projeto guarda-chuva, apresentam-se as etapas para o desenvolvimento de investigaçõesque tem como objetivo compreender diversos temas, métodos, objetos e fontes no âmbito daHistória da Educação no Brasil, entre os séculos XX e XXI. Com isso, busca ancorar umconjunto diverso de investigações que se dedicam a compreender temas correlatos ao campoda História da Educação. O enfoque adotado explora as diversas camadas que tangenciam osdebates em torno de 12 eixos temáticos, sistematizados pela Sociedade Brasileira de Históriada Educação (SBHE).