No PPED/UNIT a meta que se busca é formar profissionais em seus Cursos de Mestrado e Doutorado que sejam capazes de desempenharem suas profissões de modo comprometido com a melhoria da educação regional e nacional. Profissionais que tenham plena consciência dos problemas enfrentados pela educação brasileira e que, tenham capacidade de enfrentá-los de maneira criativa e inovadora.

Objetiva-se formar um profissional que seja capaz de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, articuladas ao contexto social, pautando sua conduta em princípios éticos, estéticos e políticos. Busca-se também formar um pesquisador do campo da educação, que seja capaz de aliar o ensino à pesquisa e à extensão, trabalhando com as diferenças e as diversidades, articulando teoria à prática de modo a tornar o ensino mais estimulante aos alunos, promovendo a interação, integração e solidariedade e que durante o processo formativo possa se apropriar das novas tecnologias como recurso no contexto do ensino e da aprendizagem.

Nesse sentido pensa-se no PPED que o processo de aperfeiçoamento proposto por um Programa de Pós-Graduação stricto senso deve considerar uma própria concepção de formação os elementos que extrapolam os limites de atuação da universidade e o conjunto de atributos necessários para o enfrentamento e resolução dos novos desafios profissionais da educação provenientes do desenvolvimento da sociedade contemporânea.

Este processo de avaliação exige do Programa o conhecimento e análise do comportamento e atuação do educador na sociedade, iniciado desde o procedimento de seleção, considerando para além da defesa, a atuação do profissional como ator impulsionador de mudanças sociais. Assim, o sucesso do Programa de Pós-Graduação está diretamente relacionado à realização de avaliações periódicas de seus egressos com os seguintes objetivos:

i) identificar pontos relevantes, positivos e negativos, como recurso à construção de indicadores que possibilite a verificação da eficiência e viabilidade da oferta do próprio programa,

ii) identificar aspectos relacionados à atuação profissional desses egressos após a conclusão do curso e

iii) analisar as trajetórias no desenvolvimento de atividades científicas e acadêmicas.