[:pt]Desde o início do funcionamento do Mestrado em Educação, no ano de 2010, os docentes do PPED têm atuado na Graduação e, tendo essa integração continuado após o início do funcionamento do Doutorado em 2014, seus docentes têm dedicado 08 (oito) horas para a Graduação e atuado firmemente nos cursos de licenciatura da UNIT, não somente ministrando aulas como também participando dos seus Núcleos Estruturantes/NDEs. Durante a realização Semana de Pesquisa-SEMPESq, observa-se a interação crescente entre professores da graduação e da pós-graduação na proposição e ministração de minicursos, palestras e na apresentação e avaliação de painéis e na participação nos mini-cursos. O mesmo acontecendo durante a realização da, Semana de Extensão-SEMEX. Os alunos também têm tido a oportunidade de participar de pesquisas de iniciação científica com os docentes, seja como voluntários, ou como bolsistas de programas de iniciação científica da UNIT (PROBIC/UNIT), do CNPq (PIBIC) e da FAPITEC (PIBIC) ou como bolsistas de projetos financiados por agências de fomento, a exemplo do projeto Observatório de Educação-OBEDUC, financiado pela CAPES  e do Núcleo de CT&I EB – Criatividade e literacia midiática e informacional para a docência e formação técnico profissional, financiado pela FAPITEC. Desta maneira, os discentes dos cursos  de graduação da UNIT vinculados ao PPED são membros dos grupos de pesquisa liderados pelos docentes e estudam dentro dos dois laboratórios existentes, um de cada Linha de Pesquisa. Nos últimos quatro anos, o PPED recebeu 50 alunos de Iniciação Científica participando de suas atividades, sendo que no ano de 2013, foram 22 alunos de graduação envolvidos em Iniciação Científica, o que comprova nossa capacidade de crescimento neste campo. Em 2014, esse número foi de 20, e 2015 esse número de repetiu, demonstrando o frequente interesse pela pesquisa em Educação. É nesse sentido que se insere a importância dos professores estarem envolvidos com a Graduação, pois durante as aulas é possível fomentar entre os alunos o desejo de participar de um projeto de pesquisa, apresentando tanto o processo como os resultados obtidos, abrindo para eles as possibilidades de investimento na carreira acadêmica pelo viés da pesquisa. Além disso, viabilizando uma inserção plena na Iniciação Científica. A interação frequente dos professores com os alunos de graduação propicia a eles a convivência em atividades de orientação e pesquisa, colaborando, assim, para formação como pesquisador. Após a conclusão do curso de Graduação, esses alunos são potenciais candidatos ao Mestrado, pois a inserção do aluno de graduação propicia que eles integrem a produção científica dos docentes do PPED, como co-autores, enriquecendo seus currículos e tornando-os competitivos para ingressarem em Programas de Pós-Graduação sem, portanto, provocar endogenia.[:]