O Dinter tem duração de 48 meses. Dois semestres (primeiro ano) ficam reservados para o cumprimento de disciplinas (22 créditos) referentes às disciplinas, sendo 14 créditos em obrigatórias e 8 créditos em optativas. As disciplinas serão lecionadas no campus da Instituição Receptora, com atividades presenciais, em atividades virtuais síncronas ou assíncronas. Temos 6 créditos de Atividades Programadas que devem ser entregues na solicitação da banca de defesa. Os demais semestres (a partir do segundo ano), 20 créditos referentes ao trabalho de elaboração da Tese (obrigatório), devendo esta ser defendida no final dos quatro anos.

O estudante deverá integralizar os créditos das disciplinas em, no máximo 6 semestres letivos. O exame de qualificação (obrigatório), deve ser realizado até o início do 5º período letivo. A Defesa da Tese de Doutorado deverá ocorrer até o prazo de 48 meses.

A estrutura do DINTER/PE está distribuída nos seguintes Núcleos:
Núcleo básico (obrigatórias): 12 créditos
Núcleo optativo (optativas): 8 créditos
Núcleo de Pesquisa – Obrigatório (Seminário de Pesquisa): 2 créditos
Atividades programadas: 6 créditos
Trabalho de Tese: 20 créditos

 

Atividades Presenciais (AP), são atividades presenciais que podem ocorrer na unidade da Instituição Promotora ou da Receptora, com a presença do docente da disciplina.

Já a Atividade Presencial Assíncrona (APA), são atividades presenciais na Instituição Receptora, onde os discentes realizam atividades sendo supervisionados pelo coordenador da Instituição Receptora, e virtualmente pelo docente da disciplina.

E a Atividade Virtual Síncrona (AVS), são as atividades desenvolvidas remotamente, com uso do Google Meet, ou recurso digital similar, podendo ser utilizadas nas orientações, momentos específicos das disciplinas e em algumas atividades de eventos do curso.

Ordem das Disciplinas

2024/2

 

Ementa: Estudo dos discursos pedagógicos de intelectuais dos séculos XVIII, XIX e XX a respeito do conhecimento e da cognição humana. Configuração da Pedagogia e da escola contemporânea. Impactos da Biologia, da Sociologia, da Filosofia, da História, da Psicologia, da Economia e da Ciência Política sobre o discurso pedagógico. Adoção de métodos e instrumentos científicos para regramento da produção e da distribuição dos saberes na escola. Ementa completa

Carga Horária: 60 horas / 4 créditos

Docente Responsável: Profa. Dra. Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento

Datas:
23 e 24/8 – AP
30 e 31/8 – APA
13 e 14/9 – AP
20 e 21/9 – AVS

 

Ementa: Estado, capitalismo, democracia e a problemática da globalização. Hegemonia e contra-hegemonia na ordem mundial. Globalização e a nova Sociedade Civil. Políticas Públicas de Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação. O caráter instituinte das Tecnologias da Informação e da Comunicação nas políticas educacionais. Políticas públicas de educação e de inclusão digital. Ementa completa

Carga Horária: 60 horas / 4 créditos

Datas:
27 e 28/9 – AP
04 e 05/10 – APA
18 e 19/10 – AP
25 e 26/10 – AVS

 

Ementa: Aprofundar a reflexão sobre contribuições de pesquisas já realizadas, especialmente a partir de perspectivas de análise que abordem aspectos teóricos e metodológicos que auxiliem a ampliação de temas acadêmicos, tendo em vista as tendências da Pesquisa em Educação, inclusive em dimensões internacionais. Ementa completa

Carga Horária: 60 horas / 4 créditos

Docente Responsável: Profa. Dra. Simone Silveira Amorim

Datas:
08 e 09/11 – AP
22 e 23/11 – APA
29 e 30/11 – AP
06 e 07/12 – AVS

 

Participação do SEPED na UNIT/SE (sede em Aracaju)

Dias: 28 e 29 de novembro de 2024.

 

2025/1

Ementa: Refletir sobre pesquisa, história e educação no Brasil. Conhecer as teorias da Educação e as práticas escolares no Brasil, abordando temáticas referentes aos períodos da Colônia, do Império e da República. Analisar os modos de apropriação da Escola Nova no Brasil. Discutir a história da educação em Sergipe. História e historiografia da educação no Brasil. Teorias da Educação e práticas escolares no Brasil, abordando temáticas referentes aos períodos da Colônia, do Império e da República. Análise dos modos de apropriação da Pedagogia Moderna e da Escola Nova no Brasil, bem como das contribuições do populismo pedagógico da segunda metade do século XX. Ementa completa

Carga Horária: 60 horas / 4 créditos

Docente Responsável: Prof. Dr. Ronaldo Nunes Linhares

Datas:
07 e 08/2 – AP
14 e 15/2 – APA
21 e 22/2 – AP
07 e 08/3 – AVS

 

Ementa: Apresentação das pesquisas desenvolvidas pelos membros do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Leitura crítica e reformulação dos projetos iniciais dos alunos. Ementa completa

Carga Horária: 30 horas / 2 créditos

Docentes Responsáveis: Prof. Dr. Cristiano de Jesus Ferronato

Datas:
14 e 15/3 – AP
21/3 – APA
09/5 – AVS

Ementa: A Educação, as tecnologias e a comunicação numa perspectiva de aproximar os caminhos dessas grandes áreas. Ciberespaço e Cibercultura: a informação digital e as transformações sociais, políticas, culturais e econômicas. As características da cibercultura. Hipertexto, interface, hipermídia e transmídia. A convergência digital. Publicação, compartilhamento e organização em artefatos digitais interativos. Aplicativos, Redes e Mídias sociais e plataformização. Especial destaque será dado à realização de uma revisão bibliográfica, tradicional e emergente, sobre a produção, disseminação e divulgação na área de interseção educação/comunicação/tecnologia. Ementa completa

Carga Horária: 60 horas / 4 créditos

Docente Responsável: Profa. Dra. Cristiane de Magalhães Porto e Prof. Dr. Alexandre Meneses Chagas

Datas:
28 e 29/3 – AP
04 e 05/4 – APA
11 e 12/4 – AP
25 e 26/4 – AVS

 

Atividades programadas

– 6 créditos (90 horas)

Participação nas atividades desenvolvidas pelo Programa ou outra instituição (palestras, cursos, seminários, oficinas, etc) com certificação contendo as horas referentes a atividade. As atividades devem ser relacionadas à área da Educação.
Conta a partir do ingresso no curso.

Participação em Eventos Científicos

Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação – SEPED, que ocorre na promotora presencialmente, evento este consolidado, onde visa socializar e discutir com a comunidade as pesquisas em andamento nos cursos de Doutorado. Com a participação de egressos do Doutorado em Educação como avaliadores, e/ou docentes de outras IES. No qual pretende auxiliar no aprofundamento das pesquisas dos discentes por meio das contribuições advindas dos debates suscitados.
Data: 28 e 29 de novembro de 2024 (Manhã e Tarde)
Obs.: A aula de Pesquisa em Educação (29/11 e 30/11), será na UNIT/SE

Os comprovantes devem ser enviados à secretaria do PPED/UNIT antes da solicitação da Defesa da Tese. É uma condição para a realização da defesa.

 

Trabalho de Tese

– 20 créditos (300 horas)

O trabalho de tese é composto por três pilares principais: as orientações, a escrita da tese e a pesquisa de campo.

Poderemos ter alteração na ordem das disciplinas ou dos dias pré-agendados, caso ocorra alguma situação que fuja o controle do DINTER/PE e do PPED/UNIT. Comunicaremos em tempo hábil.