Projetos de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI)

Os Projetos de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI), regulamentados pela Portaria CAPES nº 120, de 26 de junho de 2023.

Os PCI são projetos estruturados para fomentar a criação de turmas temporárias de Mestrado (Minter) e Doutorado (Dinter), seja na modalidade acadêmica ou profissional. Esses projetos são conduzidos por uma instituição promotora que possui um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPG) reconhecido e de alta qualidade, e as atividades são realizadas nas instalações de uma instituição receptora.

Os principais objetivos dos PCI incluem:

  • Formação de Mestres e Doutores fora dos grandes centros: Visando reduzir as desigualdades regionais na educação superior e na pesquisa científica.
  • Fortalecimento de Grupos de Pesquisa: Estimulando o desenvolvimento de redes colaborativas e inovadoras.
  • Qualificação de Recursos Humanos: Preparando profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho.

Como funcionam os PCI?

Submissão de Propostas: As propostas de PCI devem ser submetidas à CAPES para uma análise documental e de mérito, com base nas regras estabelecidas em editais de chamamento público.

Programa Promotor: Somente um programa promotor pode conduzir um PCI, que deve ser reconhecido pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE) e homologado pelo ministro da Educação. O programa deve ter uma avaliação mínima de 4 (para Mestrado) ou 5 (para Doutorado) em ao menos uma Avaliação de Permanência.

Plataforma Sucupira: As solicitações de abertura de PCI devem ser inseridas na Plataforma Sucupira pelo coordenador do programa promotor, com a devida aprovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação ou órgão equivalente.

Prazo de Início: O programa tem até 24 meses para iniciar a turma de Minter ou Dinter, a partir da publicação do resultado aprovado pela CAPES.

Cada programa promotor pode cadastrar simultaneamente apenas uma turma de Mestrado e uma de Doutorado na Plataforma Sucupira. Um novo projeto pode ser submetido apenas após a conclusão do anterior. Esse critério também se aplica às instituições que já possuem Minter ou Dinter em andamento.

Os PCI representam uma estratégia crucial para o fortalecimento da educação superior e para a formação de profissionais de alta qualificação em todo o Brasil. Através desses projetos, nosso programa de pós-graduação continua a expandir seu impacto, promovendo a pesquisa e o desenvolvimento regional, ao mesmo tempo, em que atende às demandas do mercado de trabalho contemporâneo.

Fonte: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/sistema-nacional-de-pos-graduacao-snpg/pci/projetos-de-cooperacao-entre-instituicoes-para-qualificacao-de-profissionais-de-nivel-superior-pci

 

Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Educação da Universidade Tiradentes

Instituição de Ensino Promotora: Universidade Tiradentes – UNIT-SE

Instituição de Ensino Receptora: Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco – UNIT-PE

Coordenadores

Prof. Dr. Alexandre Meneses Chagas (PPED/UNIT/SE)
E-mail institucional: alexandre_chagas@unit.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1110448994429347

Profa. Dra. Valéria do Carmo de Oliveira (UNIT/PE)
E-mail institucional: valeria_carmo@pe.unit.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6749213548203329

Apoio Técnico-administrativo
Cleverton dos Santos Mota
E-mail institucional: pped@unit.br
Tel: (79) 3218-2115    Ramal: 2664
Local: Universidade Tiradentes – Bloco F  – Av. Murilo Dantas, 300 – Farolândia, Aracaju – SE, 49032-490

 

O DINTER/PE em Educação da UNIT tem as mesmas características e se submete às mesmas exigências do doutorado oferecido pelo PPED/UNIT em sua sede.

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (PPED/UNIT) na quadrienal 2017-2020 foi novamente reconhecido pela CAPES como um programa de excelência nacional, tendo consolidado a nota 5, alcançada na quadrienal anterior. Academicamente, é formado por dois cursos acadêmicos na modalidade presencial: Mestrado, com duração regular de 24 meses, e doutorado, com duração de 48 meses. Desde o ingresso de sua primeira turma de doutorado, em 2014, quando era oferecido apenas o curso de Mestrado, sua atuação sempre esteve, estreitamente, vinculada aos desafios da formação de professores e com a educação básica.
O Programa tem como missão desenvolver pesquisas e estudos avançados relativos à Educação Brasileira no Estado de Sergipe e na Região Nordeste, focado na formação de professores, são temas no centro do projeto político pedagógico do PPED/UNIT, possui a Educação como sua área de concentração. Enfatiza estudos sobre a formação inicial e continuada como eixo para o qual convergem o desenvolvimento profissional, a constituição da identidade docente e a valorização da docência como atividade intelectual, crítica e reflexiva no contexto das políticas de educação básica e superior em duas linhas de Pesquisa: Educação e Comunicação e Educação e Formação Docente.
Atendendo ao Projeto de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI), disciplinado pela Portaria CAPES nº 120, de 26 de junho de 2023, o DINTER/PE pretende, atender aos objetivos propostos no artigo 3º do PCI, como:

I – viabilizar a formação de mestres e doutores fora dos centros consolidados de ensino e pesquisa, com igual padrão de qualidade;
II – subsidiar a criação de novos programas de pós-graduação stricto sensu para reduzir assimetrias regionais;
III – auxiliar no fortalecimento de grupos de pesquisa;
IV – qualificar recursos humanos para atuação no mercado de trabalho;
V – atender demandas sociais, profissionais, técnicas e tecnológicas das organizações públicas ou privadas;
VI – contribuir para o aumento da produtividade e competitividade das organizações brasileiras;
VII – promover a cooperação entre instituições acadêmicas e/ou não acadêmicas.
VIII – promover a redução de desigualdades sociais e a inclusão de grupos em condições de vulnerabilidade ampliando o acesso à pós-graduação stricto sensu.

Objetivos

Desenvolver estudos e pesquisas avançados relativos à Educação, com ênfase na Educação Brasileira.

Objetivos específicos
Preparar profissionais de Educação para as atividades próprias da investigação científica;
Desenvolver competências em pesquisa educacional, qualificando profissionais da Região Nordeste;
Estabelecer o intercâmbio de cooperação acadêmica com diversas instituições nacionais e estrangeiras, no sentido de aprofundar o trabalho de pesquisa, a produção e a socialização do conhecimento;
Consolidar o papel da Universidade Tiradentes como centro qualificado de produção do conhecimento na região Nordeste do Brasil.

Relevância do DINTER/PE

A proposta do DINTER/PE em Educação na Instituição Receptora está ancorada nos seguintes argumentos:
a) A necessidade de formação continuada, especialmente em termos de pós-graduação stricto sensu, dos docentes atuantes na educação superior, na região de abrangência da Instituição Receptora, ampliando os números de profissionais de educação que só possuem Pós-graduação lato senso.
b) A necessidade de qualificação do corpo docente da Instituição Receptora, notadamente para os cursos de Licenciatura ou afins, de modo a ampliar o número de DOUTORES e, assim, atender a esta demanda reprimida em termos de pós-graduação stricto sensu, potencializando propostas de Doutorados (acadêmicos e profissionais), já implantadas e/ou em fase de planejamento.
c) A importância de consolidar programas e grupos de pesquisa na Instituição Receptora, de modo a qualificar e aprofundar a ambiência de pesquisa na Instituição e, consequentemente, as ações de ensino e pesquisa na universidade e na educação básica.

O Impacto da proposta na formação de novos doutores, para atuar na educação superior, como também, em pesquisas relativas aos desafios enfrentados pela educação brasileira. Na área de Educação, contribuirá para importantes ações da Instituição Receptora e, por consequência, no sistema educacional da região de abrangência da mesma. A formação de recursos humanos qualificados possibilitará:
a) O fortalecimento da produção científica na área, através dos estudos desenvolvidos (teses);
b) O fortalecimento e a expansão da pós-graduação stricto sensu na área e afins, tendo em vista a necessidade da Instituição Receptora criar seus próprios Programas de pós-graduação, contribuindo para diminuir as assimetrias da pós-graduação brasileira;
c) A criação e/ou consolidação de grupos de pesquisa e ensino, fazendo avançar a produção científica na área e potencializando o enfrentamento das problemáticas relativas à educação científica, especialmente na região de inserção da Instituição Receptora;
d) A melhoria da educação de modo a contribuir para a redução das desigualdades educacionais e sociais da região Nordeste.