O Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente visa formar Mestres e Doutores em Saúde e Ambiente capazes de desenvolver e utilizar estratégias científicas voltadas para a solução de problemas socioeconômicos de interesse regional, atuando com postura crítica e interdisciplinar na docência e na pesquisa das relações entre saúde e ambiente, com pertinência à sua área de formação e visando a melhoria das condições de vida e desenvolvimento da população.


O Observatório das Migrações em Sergipe é uma Rede Interinstitucional e interdisciplinar composta por grupos de pesquisa brasileiros das regiões Nordeste, Sudeste e Sul, chilenos da Universidad de Chile (UChile) e mexicanos da Universidad Intercontinental. O Observatório das Migrações em Sergipe está sediado no Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente da Unit (PSA/Unit) e foi criado em 2018, com fomento financeiro do CNPq e FAPITEC/SE, sob coordenação da Profa. Dra. Cláudia Moura de Melo.

A problemática do Observatório das Migrações em Sergipe emerge da necessidade de aprofundar o conhecimento acerca das configurações e especificidades que os processos migratórios internacionais e internos (nacionais) assumem nos diversos espaços do Estado de Sergipe na chamada era da mobilidade. Um dos nossos objetivos principais é analisar as transformações nos processos migratórios internacionais e nacionais em função das diversas modalidades migratórias (motivos econômicos, motivos afetivos, motivos educacionais, refugiados políticos, refugiados ambientais, deslocamentos forçados, asilos, apátridas, êxodo rural etc). Busca-se descortinar a “invisibilidade” (real e/ou social) de grupos populacionais migratórios em Sergipe e compreender a reprodução social, dentre os acolhidos e os que acolhem, nas dinâmicas sócio espaciais, econômicas, demográficas, religiosas e de saúde.

Equipe Observatório das Migrações em Sergipe (Unit)

Profa. Dra. Cláudia Moura de Melo
Me. Herifrânia Tourinho Aragão
Millena Luize de Lima Oliveira (IC – PIBIC/CNPq)
Jessy Tawanne Santana (IC – Fapitec)
Alef Nascimento Menezes (IC – Unit)

Documentário: Crise dentro de uma crise: Covid-19 e Imigração

youtube.com/watch?v=Y3uhJ6WFgSs

O Bala com Papel é um produto da tese de doutorado da discente Taciana S. Passos sob a orientação do professor Dr. Marcos A. Almeida-Santos na Pós-graduação em Saúde e Ambiente da Universidade Tiradentes. Pretendemos tornar a “ciência do sexo” simples de entender para lhe mostrar os mecanismos de proteção necessários. Espero que vocês liberem muita ocitocina (vulgo “hormônio do amor”) criando sentimentos de afeto, segurança e confiança com os nossos posts, enquetes, vídeos e podcasts!

Equipe:

Prof. Dr. Marcos Antonio Almeida-Santos

Dra. Taciana S. Passos


O Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Práticas Interdisciplinares  Ecologia Humana, Educação e Saúde em Pesquisa – ECOHS – foi criado por iniciativa de discente do Curso de Doutorado e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente da Universidade Tiradentes. São premissas básicas do Ecohs:

  • Instigar a inclusão social e acessibilidade para todos;

  • Possibilitar pontes para a efetiva interdisciplinaridade em pesquisas;

  • Contribuir com as pesquisas dos integrantes através da troca de experiências e aprofundamentos teóricos e metodológicos;

  • Estimular a percepção da importância das implicações sociais das pesquisas realizadas, bem como a divulgação dos resultados destas entre o meio científico e a comunidade.

Equipe Ecohs

Dra. Maria Eliane de Andrade
Me. Mayanna Machado Freitas
Dra. Viviane Fernandes Conceição dos Santos
Profa. Dra. Andressa Sales Coelho

ecohsmail@gmail.com

O Grupo de Estudos sobre Violência Inter-Pessoal – GEVIP – está vinculado às linhas de pesquisa do Laboratório de Planejamento e Promoção da Saúde do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (PSA/UNIT) e tem por objetivos:

  • Fomentar o estudo e o debate sobre a violência interpessoal que afeta os membros vulneráveis de famílias e grupos dentro das diversas áreas do saber;

  • Proporcionar aos alunos de graduação e pós-graduação, um olhar interdisciplinar para os temas que estão sendo pesquisados por meio de projetos de Doutorado, Mestrado e IC (PIBIC/CNPq, PIBIC/FAPITEC, PROBIC/UNIT e PROVIC/UNIT), com a proposta de ir além do contexto do estudo para uma integração com outras práticas desenvolvidas na Instituição;

  • Incentivar a produção acadêmica, a partir da temática estudada, de graduandos de cursos de psicologia, enfermagem, medicina e direito; bem como a participação destes em atividades de estudo distintas do cotidiano da sala de aula;

  • Realizar práticas de extensão de acordo com resultados de investigações e com foco na prevenção e promoção da saúde e qualidade de vida do público-alvo.

Trabalhos desenvolvidos e em andamento:

  • Seminários teóricos a partir de pesquisas que retratam a violência interpessoal com elaboração de resenhas críticas sobre os materiais discutidos;

  • Desenvolvimento de coleta de dados como apoio às pesquisas em andamento, com objetivo de analisar inquéritos policiais e outras fontes de dados secundários sobre o tema da violência interpessoal, mais direcionada ao ambiente familiar;
  • Criação de trabalho de pesquisa interdisciplinar entre grupos de pesquisa do PSA/UNIT e PPG em Direitos Humanos da Universidade Tiradentes;

  • Parcerias com a DAGV (Delegacia de Grupos Vulneráveis), Grupo de estudos sobre Violência de Gênero OAB/SE, Serviços de Acolhimentos Institucionais e a Fundação Renascer de Sergipe.

Equipe GEVIP

Coordenação
Profa. Dra. Sônia Oliveira Lima

Membros

Dra. Jamile Santana Teles Lima
Me. Luciana Santos Cariri
Dra. Juliana de Oliveira Musse Silva


PROJETO DE PREPARAÇÃO E ACOMPANHAMENTO NA ADOÇÃO – PROPREA
CURSO DE PRÉ NATAL PARA ADOÇÃO (PNA) UNIT-ACALANTO/SE

O Projeto de Preparação e Acompanhamento da Adoção – PROPEA – tem por objetivo esclarecer os pais sobre as dúvidas referentes à adoção, com troca de experiências e dinâmicas de grupo, oferecendo um importante suporte para fortalece-los na decisão da adoção, bem como flexibilizar o perfil da criança/família desejada.

No decorrer das reuniões os participantes (pessoas habilitadas ou em processo de habilitação pelo poder judiciário para a adoção de crianças e adolescentes) são orientados quanto às principais características do processo de adoção:

  • A desconstrução dos mitos e preconceitos relacionados à filiação adotiva trabalhada de forma dialogada, utilizando dinâmica, desenvolvidas com o apoio de estagiários de psicologia, mestrandas e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (PSA/UNIT) e psicólogas voluntárias do Projeto Acalanto.
  • A compreensão dos lutos vivenciados pelos protagonistas do triângulo adotivo (criança, família biológica e adotiva) discutida a partir de trocas de experiências e simulação, na qual os participantes podem refletir sobre o processo de construção da maternidade/paternidade afetiva. As mudanças decorrentes da chegada de novos membros na família por adoção pontuadas e discutidas entre os pretendentes à adoção e a equipe organizadora com o auxilio de vivências.

Um aspecto importante de ser destacado está relacionado à repercussão que o Projeto de Preparação e Acompanhamento na Adoção (PROPREA) tem no Estado de Sergipe e o apoio do Poder Judiciário: a 16ª Vara de Infância e Juventude faz encaminhamentos de pretendentes à adoção para as reuniões desde de 2016.

Equipe

Coordenação 
Profa. Dra. Marlizete Maldonado Vargas

Acalanto
Célia Vieira – Presidente
Adriana Teixeira – Voluntária
Roberta Macedo Góis – Voluntária

Me. Priscila Cardoso dos Santos
Me. Iza Fontes Carvalho
Dra. Andréia Poschi Barbosa Torales

adocaosergipe@hotmail.com
 facebook.com/adocaosergipe
 (79) 99968 7355