O Laboratório de Biologia Tropical (LBT), antigo laboratório de Comportamento Animal, foi criado em 2003 para atender às necessidades de projeto de pesquisa financiado pela Capes. Com a criação do Núcleo de Saúde e Ambiente e a necessidade de ampliar as atividades do laboratório, o nome foi modificado para Biologia Tropical em 2005.

Com 39 m2 o laboratório desenvolve estudos básicos de prospecção ambiental, biologia populacional, biologia da conservação da biodiversidade regional e desenvolvimento de estudos e projetos aplicados envolvendo peixes, répteis, mamíferos, insetos e moluscos vetores, comportamento animal, ictioparasitologia, sanidade e segurança alimentar em pescados, indicadores ambientais, biologia da conservação e educação ambiental.

Infraestrutura e principais equipamentos do LBT

O LBT dispõe de climatização, equipamentos de segurança, bancadas e armários. O mesmo conta com os seguintes equipamentos específicos para pesquisa: 02 Microscópios ópticos, sendo um com câmara clara, computadores, 03 Estereomicroscópios Physis e um Nikon, equipamentos fotográficos, GPS, equipamentos de campo diversos, armário para coleção entomológica, armadilhas para captura de pequenos e médios mamíferos, material para coleta e transporte de peixes, materiais para estudos limnológicos, freezer, geladeira, capela, agitador com aquecimento, banho-maria e destilador.