O Laboratório de Biologia Molecular (LBM) foi estruturado em 2007 através de projeto de pesquisa em rede na área de Genética de Peixes, financiado pelo CNPq. O objetivo deste laboratório é desenvolver e apoiar pesquisas básicas e aplicadas que utilizem como suporte a biologia molecular, genômica e proteômica; além de realizar diagnóstico molecular de doenças. Os principais parceiros do LBM são o CNPq, CAPES, FINEP, BNB, Ministério da Saúde, CODEVASF e FAPITEC/SE.

Infraestrutura e principais equipamentos do LBM

O LBM dispõe de área construída de 65m², distribuída em 05 salas: para Microscopia de Imunofluorescência, de manipulação de RNA, sala para Cultivo de Células e salapara manipulação de DNA,  PCR e eletroforese e sala de pesquisadores .

Os principais equipamentos disponíveis são: microscópio de fluorescência, estufa de CO2, capela de fluxo laminar, termocicladores, cubas para eletroforese horizontal e vertical, fontes de alimentação, balança analítica, microcentrífugas, biofotômetro, transiluminador (UV) com sistema de fotodocumentação acoplado (6,0 megapixels), autoclave, espectofotômetro, freezer -20ºC, banho-maria, agitadores de tubo vortex, capela de exaustão, forno microondas, refrigerador, micropipetadores, além de reagentes e vidrarias diversas.