Área de Concentração / Linhas de Pesquisa
Perfil Profissional
O Programa de Pós-graduação em Saúde e Ambiente visa formar Mestres e Doutores em Saúde e Ambiente capazes de desenvolver e utilizar estratégias científicas voltadas para a solução de problemas socioeconômicos de interesse regional, atuando com postura crítica e interdisciplinar na docência e na pesquisa das relações entre saúde e ambiente, com pertinência à sua área de formação e visando a melhoria das condições de vida e desenvolvimento da população.
Área de Concentração
SAÚDE E AMBIENTE
Base Territorial
O território do estado de Sergipe pode ser caracterizado por duas grandes regiões geográficas: o semi-árido e os tabuleiros costeiros. Estas regiões apresentam características ambientais próprias e necessidades bastante distintas de abordagem, tanto no que se refere ao ambiente natural, quanto aos problemas associados ao modo de exploração e ocupação deste ambiente pelas populações humanas e seus reflexos na saúde. A partir da formatação de uma organização territorial lógica, com municípios base, busca-se favorecer o desenvolvimento de uma visão sistêmica, o compartilhamento de recursos e a interdisciplinaridade na formação de recursos humanos voltados para o estudo da problemática da saúde e ambiente.
Desse modo, os cursos de Mestrado e Doutorado em Saúde e Ambiente utilizam toda a área do Estado como base territorial, além das regiões circunvizinhas do Norte e Nordeste brasileiro como áreas prioritárias para estudo, pesquisa e extensão.
Linhas de Pesquisa
1. Ambiente, Desenvolvimento e Saúde
Estudos das relações entre ambiente, desenvolvimento e saúde, e das diferentes formas de intervenção que propiciem conhecimentos para a conservação do meio ambiente, melhoria da condição de vida de indivíduos, grupos e comunidades.
Inclui os projetos integradores/eixos temáticos:
“Estudo das relações entre ambiente, saúde, desenvolvimento humano e sociedade”, onde estão compreendidos projetos que estudam as relações entre estes temas, abordando as temáticas referentes ao impacto da ação antrópica sobre a saúde ambiental, influência das condições sociais e ambientais sobre a saúde humana e estudos de qualidade de vida em grupos populacionais;
“Estudo de ecossistemas aquáticos e saúde ambiental”, onde estão agrupados os projetos sobre os ecossistemas límnico, costeiro e marinho, sua importância, principais fatores que regulam a sua distribuição e crescimento, sua relação com fatores climáticos e sua relação com indicadores de saúde ambiental e desenvolvimento humano.
2. Enfermidades e Agravos de Impacto Regional
Estudo das enfermidades e agravos à saúde de impacto na região Nordeste, considerando os diferentes fatores sociais e ambientais envolvidos na sua epidemiologia e controle, com ênfase no desenvolvimento e avaliação de metodologias para o aprimoramento diagnóstico e terapêutico.
Inclui os projetos integradores/eixos temáticos:
“Estudo dos aspectos epidemiológicos, fisiopatológicos e patogênicos de enfermidades e agravos de impacto regional” estão incluídos os estudos dos aspectos epidemiológicos de doenças negligenciadas, doenças crônicas não transmissíveis e agravos com impacto relevante em Sergipe e entorno, considerando sua etiopatogenia, assim como os aspectos geodemográficos, socioeconômicos e culturais envolvidos.
“Estudo dos vetores de infecções parasitárias de relevância regional e avaliação de riscos de transmissão”, estuda-se a diversidade de agentes etiológicos, hospedeiros intermediários e vetores relacionados à transmissão de doenças negligenciadas, à sua distribuição geográfica ou ao seu impacto na saúde humana, animal e/ou ambiental.
3. Biodiversidade e Saúde
Prospecção e estudo dos recursos naturais da região Nordeste, com larga ênfase no estado de Sergipe, visando à obtenção de compostos bioativos (extratos secos de plantas regionais, fitofármacos, derivados apícolas, compostos produzidos por microrganismos e resíduos de produtos naturais) para o desenvolvimento de novos produtos com potencial aplicação no setor alimentício e na indústria de medicamentos e/ou cosmética.
Inclui os projetos integradores/eixos temáticos:
“Desenvolvimento e caracterização de produtos biotecnológicos para aplicação em saúde e ambiente” agrega estudos sobre a utilização de processos biotecnológicos para produção de polímeros, biorremediação ambiental, extração e purificação de enzimas e desenvolvimento de vacinas recombinantes voltados para o tratamento e/ou profilaxia de enfermidades e agravos à saúde, bem como a prospecção de micro-organismos para desenvolvimento de novos bioprodutos.
“Extração, caracterização e avaliação das propriedades biológicas de produtos da biodiversidade regional” estuda diferentes métodos de extração, caracterização química e físico-química e avaliação das propriedades biológicas e potencial aplicação de extratos e óleos de produtos naturais (plantas, animais e micro-organismos) na área de saúde – humana, animal e ambiental.