Com imensa alegria, o Programa de Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos da Universidade Tiradentes (PPGD-UNIT/SE) tem a honra de apresentar a Cartilha “Guia de Informação sobre Pessoas Desaparecidas em Sergipe“. A publicação é fruto do trabalho coletivo da Comissão Estratégica de Produção do PPGD-UNIT/SE, sob a coordenação da Profa. Dra. Grasielle Borges Vieira de Carvalho e do Prof. Dr. Ronaldo Marinho.
O desaparecimento de pessoas é um drama público que atinge milhares de famílias em todo o Brasil, gerando impactos profundos nos âmbitos emocional, social e jurídico. Sensível à urgência do tema e alinhado à Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas (Lei 13.812/2019), o PPGD-UNIT/SE desenvolveu esta publicação como uma ferramenta de orientação e apoio à sociedade sergipana.
Destinada ao público em geral, especialmente a familiares de pessoas desaparecidas, profissionais da segurança pública, da assistência social e da área jurídica, a cartilha busca oferecer informações acessíveis e fundamentadas sobre o fenômeno do desaparecimento, destacando desde conceitos básicos até recomendações práticas para prevenção e busca.
Ao abordar questões como a importância da notificação imediata às autoridades, os mitos que ainda envolvem os primeiros momentos após o desaparecimento e as particularidades de casos sensíveis — como os que envolvem crianças, adolescentes — o material propõe uma reflexão crítica e engajada sobre a responsabilidade coletiva na defesa dos direitos humanos.
Por meio deste guia, o PPGD-UNIT/SE reafirma seu compromisso com a produção acadêmica comprometida com a realidade social, buscando fortalecer a cultura dos direitos humanos, da solidariedade e da justiça.
Convidamos todas e todos à leitura, ao compartilhamento e à mobilização em torno deste tema, certos de que a informação é uma ferramenta essencial na prevenção do desaparecimento de pessoas e na garantia de respostas efetivas para as famílias e comunidades afetadas.
A cartilha está disponível para download clicando aqui ou acessando as páginas de divulgação científica e produção científica LabDH, neste site.