O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos (PEP) desempenha um papel fundamental na integração entre a graduação e a pós-graduação, promovendo uma sinergia que beneficia tanto os alunos quanto os docentes. Essa integração ocorre de forma direta e contínua, com o corpo docente do PEP atuando tanto na pós-graduação quanto em diversos cursos de graduação da Universidade Tiradentes (Unit). Os professores do programa ministram aulas em cursos de Engenharia (Ambiental, Petróleo, Civil, Mecatrônica, Elétrica e Produção), além de contribuírem para cursos como Farmácia, Nutrição, Biomedicina e Tecnológico em Petróleo e Gás. Essa atuação diversificada fortalece a qualidade do ensino na graduação, uma vez que os docentes do PEP são doutores engajados em pesquisas de alto nível, o que enriquece a formação dos alunos e contribui para a melhoria dos indicadores de avaliação do MEC.

Além disso, muitos docentes do PEP fazem parte dos Núcleos de Desenvolvimento Estruturante (NDE) dos cursos de graduação, participando ativamente da elaboração de projetos pedagógicos e da definição de diretrizes curriculares. Essa participação garante que os cursos de graduação estejam alinhados com as demandas do mercado e com as tendências científicas e tecnológicas mais recentes.

Participação de Alunos de Graduação em Atividades de Pesquisa

O PEP promove a integração entre graduação e pós-graduação por meio da participação de alunos de graduação em projetos de pesquisa, tanto como voluntários quanto como bolsistas de iniciação científica. Esses alunos têm a oportunidade de trabalhar em laboratórios equipados com tecnologia de ponta, sob a orientação de docentes e discentes do PEP. Os programas de iniciação científica incluem:

– PROBIC/Unit e PROBIT/Unit (Programas de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica da Unit);

– PIBIC/CNPq e PIBIT/CNPq (Programas de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq);

– PIBIC/FAPITEC (Programa de Bolsas de Iniciação Científica da FAPITEC).

No período de 20121a 2024, o PEP contabilizou a participação de 72 alunos de graduação em projetos de iniciação científica. Desse total, cerca de 82% dos alunos receberam bolsas de iniciação científica, o que demonstra o compromisso do programa em oferecer oportunidades remuneradas para os estudantes.

Resultados da Integração: Formação de Futuros Pesquisadores

A participação de alunos de graduação em projetos de pesquisa do PEP tem resultados significativos. Esses alunos têm a oportunidade de:

– Apresentar trabalhos em congressos científicos, o que enriquece seus currículos e os prepara para futuras carreiras acadêmicas ou profissionais;

– Desenvolver Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) em colaboração com docentes e discentes do PEP, o que garante um alto nível de qualidade e relevância para suas pesquisas;

– Participar de atividades de extensão e projetos sociais, interagindo com comunidades e associações de produtores, o que amplia sua visão sobre o impacto social da ciência e da tecnologia.

Essa experiência prática despertou o interesse de muitos alunos de graduação pela pesquisa, incentivando-os a ingressar no programa de pós-graduação. Desta forma, uma grande parte dos discentes de mestrado do nosso programa são discentes egressos da graduação da Unit em seu quadro discente:

Essa tendência demonstra a eficácia do PEP em atrair e formar novos pesquisadores, consolidando-se como uma opção natural para os alunos que desejam continuar seus estudos após a graduação.

Estágio de Docência: Formação de Futuros Professores

O Estágio de Docência é uma atividade curricular facultativa oferecida aos discentes do PEP, tanto do mestrado quanto do doutorado. Desde 2006, o Estágio de Docência do PEP permite que mestrandos e doutorandos desenvolvam competências didáticas e práticas em sala de aula, participando ativamente do planejamento e execução de disciplinas na graduação. Regulamentado pelo PEP, este estágio inclui atividades como aplicação de metodologias ativas, gerenciamento de turmas, avaliação e ministrar tópicos específicos sob supervisão direta de um docente do programa. Até o momento, já foram realizados mais de 200 estágios docentes, contribuindo significativamente para a formação acadêmica e profissional dos pós-graduandos.

O programa é regulamentado e segue um regimento específico, disponível na página do PEP. Os discentes participantes do estágio de docência:

– Participam da Jornada Pedagógica da Unit, que inclui palestras e oficinas sobre metodologias de ensino, organizadas pela Diretoria de Graduação e pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NUAPE);

– Auxiliam os docentes do PEP em atividades como aplicação de metodologias ativas, correção de provas, preenchimento de diários de classe e ministração de aulas sobre tópicos específicos das disciplinas;

– São supervisionados pelos docentes do PEP, com presença obrigatória do orientador em pelo menos 60% das aulas para alunos de mestrado e 40% das aulas para alunos de doutorado.

Essa experiência prática tem sido fundamental para a formação de futuros professores e pesquisadores altamente qualificados. Ao longo dos 20 anos de atuação, o Programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos (PEP) formou 279 profissionais, incluindo 191 mestres e 88 doutores, que têm desempenhado papéis importantes no setor acadêmico e produtivo, especialmente na região Nordeste. Dos egressos do mestrado, 23,6% atuam como professores em instituições de ensino superior, enquanto 38,6% dos doutores estão inseridos na área acadêmica em diversas instituições brasileiras e internacionais.

Destacam-se ainda casos de sucesso internacional e de inovação, como egressos que atuam em renomadas universidades estrangeiras ou que fundaram startups tecnológicas de impacto global. Esses resultados demonstram a efetividade do PEP na preparação de profissionais competitivos e capacitados, que contribuem diretamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico da região e do país.

Impacto na Expansão dos Cursos de Engenharia

A integração entre o PEP e os cursos de graduação foi tão efetiva que, a partir do planejamento quinquenal da Unit em 2009, foram abertos novos cursos de Engenharia na instituição:

– 2010: Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia de Petróleo;

– 2011: Engenharia Mecatrônica;

– 2014: Engenharia Elétrica;

– 2017: Engenharia Química.

Essa expansão foi impulsionada pela expertise do PEP em Engenharia de Processos, que contribuiu para a estruturação e consolidação desses novos cursos, garantindo uma formação de qualidade para os alunos de graduação.

O PEP tem se destacado como um programa que promove a integração entre a graduação e a pós-graduação, oferecendo oportunidades de pesquisa, estágios de iniciação científica e experiência docente para os alunos de graduação. Essa integração não apenas fortalece a formação dos alunos, mas também contribui para a atração de novos talentos para o programa de pós-graduação. Além disso, o estágio de docência tem sido fundamental para a formação de futuros professores, com muitos egressos do PEP sendo contratados por instituições de ensino superior.

A atuação do PEP na graduação também impulsionou a expansão dos cursos de Engenharia na Unit, consolidando a instituição como um centro de excelência na formação de engenheiros. Esses resultados demonstram o impacto positivo do PEP na educação superior, tanto na formação de recursos humanos qualificados quanto na promoção da pesquisa e da inovação.