Laboratórios
LABORATÓRIOS
O Programa de Engenharia de Processos da Unit conta com excelente infraestrutura laboratorial para o desenvolvimento de suas atividades de pesquisa, composta por laboratórios consolidados que se encontram em pleno funcionamento. Atualmente, 23 laboratórios de pesquisa formam um complexo de pesquisa instalado em uma única estrutura física sediada no Campus Aracaju Farolândia da Unit, compondo o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP).
O ITP é um instituto de pesquisa multidisciplinar, cujas áreas de atuação guardam estreita relação com as áreas do conhecimento dos cursos de graduação e pós-graduação da Unit. Desses laboratórios do ITP, dez deles dão suporte exclusivamente ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos da Unit. Nos últimos anos, os laboratórios vêm passando por readequações e melhorias de infraestrutura básica (bancadas, rede de ar, instalações elétricas, etc.) e receberam aporte satisfatório de recursos através dos projetos de pesquisa aprovados pelos docentes do programa. Em consequência, tem havido constante ampliação do espaço físico de alguns laboratórios em função da aquisição de novos equipamentos. Os laboratórios do programa possuem equipamentos de boa qualidade e em bom estado de conservação. Todos eles são dotados de sistema de climatização e com adequado aporte de informática (acesso à internet, impressoras, computadores, etc.). Assim, em nosso entender, tem sido possível oferecer ao corpo discente ambiente adequado à realização dos projetos de pesquisa do PEP/Unit.
Uma descrição sucinta dos laboratórios é apresentada abaixo, sendo que mais detalhes podem ser obtidos através do acesso ao endereço www.itp.org.br.
A infraestrutura citada não é compartilhada com outras instituições e o programa não utiliza de forma sistemática de infraestrutura laboratorial de outras IES.
1- LABORATÓRIO DE ANÁLISE MICROBIOLÓGICA (LAM)
O LAM foi recentemente criado (2014) a partir da necessidade de realização de ensaios microbiológicos de alimentos, água e efluente, bem como suportar as pesquisas desenvolvidas no PEP/Unit que utilizem micro-organismos e da necessidade de oferecimento a comunidade de uma estrutura de prestação de serviços em análises microbiológicas. Para tanto, dispõe de uma área construída de 45 m2 dividida em espaço de esterilização, espaço de estufa, sala de técnicos, 2 espaços de manipulação de amostras microbiológicas. O LAM conta permanentemente com 1 técnico de nível superior e 2 estagiários e 1 pesquisadores docentes do PEP/Unit. O laboratório dá suporte principalmente a linha de Uso e Transformação de Recursos Agrícolas e Uso e Transformação de Recursos Minerais e Energéticos do PEP/Unit. Principais Equipamentos e Infraestrutura disponível no LAM Para o desenvolvimento das pesquisas o laboratório conta com equipamentos de análise microbiológica como autoclaves para esterilização, capelas de fluxo, estufas com circulação de ar e a vácuo, estufa bacteriológica, contador de colônias, câmara UV para contagem de micro-organismos (E. coli).
2- LABORATÓRIO DE BIOLOGIA MOLECULAR (LBM)
O LBM foi criado em 2007 através de um projeto de pesquisa para a prospecção de genes de micro-organismos de interesse da região nordeste e, atualmente, dá suporte principalmente às atividades de pesquisa da linha de Uso e Transformação de Recursos Agrícolas do PEP/Unit. O objetivo deste laboratório é desenvolver e apoiar pesquisas que utilizem como suporte a biologia molecular, genômica e proteômica; com interesse na abordagem molecular. O LBM conta atualmente com um técnico de nível superior e 2 pesquisadores docentes da Unit. Os principais parceiros do LBM são o CNPq, a FINEP e a FAPITEC/SE. Principais Equipamentos e Infraestrutura do LBM O LBM dispõe de área construída de 54 m², distribuída em área de experimentos para manipulação de DNA, área de experimentos para manipulação de RNA, área para PCR, área para eletroforese/manipulação de brometo de etídeo e área de Imunofluorescência. Os principais equipamentos são 2 termocicladores, 5 sistemas de eletroforese com fonte, balanças de precisão e analítica, microcentrífuga e centrifuga refrigerada, biofotômetro, câmera de UV com sistema de fotodocumentação acoplado, microscópio de imunofluorescência, autoclave, espectofotômetro, freezer -20oC, 2 banho-maria, 2 vortex, capela de exaustão, incubadora Shaker, capela de fluxo laminar, microondas, pHmetro, leitora de microplaca, pipetadores, além de reagentes e vidrarias diversas.
3- LABORATÓRIO DE CATÁLISE E MATERIAIS (LCEM)
O LCEM foi criado em 1998 com financiamento do BNB e FAFEN/Petrobras. No ano 2000 passou a integrar a rede de Catálise do Nordeste e em 2005 a Rede de Hidrogênio, apoiado por FINEP, Petrobras e CNPq. Atualmente, o LCEM suporta as pesquisas principalmente da Linha de Uso e Transformação de Recursos Minerais e Energéticos e Uso e Transformação de Recursos Agrícolas do PEP/UNIT. Este laboratório desenvolve projetos na área de preparação, caracterização e avaliação de catalisadores e fotocatalisadores para geração e purificação de hidrogênio, sonocatalise, biomassa para produção de biofertilizantes, purificação de OGR (óleo de gordura residual) e energia solar (casa de farinha solar, geração de calor e vapor, cozinha solar, secagem de frutas e hortaliças, aquecimento e destilação de água). Conta ainda com trabalhos envolvendo a otimização de experimentos por meio de planejamento estatístico e modelagem por inteligência artificial. O LCEM conta atualmente com: dois pesquisadores doutores, sendo um deles docente do PEP/UNIT, seis doutorandos, dois mestrandos, dez bolsistas IC e cinco bolsistas de Extensão. Os principais parceiros do LCEM são o IQ/UFBA, UAM/Iztapalapa- México e o ICP/CSIC-Espanha. Apoiado financeiramente pelo CNPq, Petrobras (UNSEAL e FAFEN e CENPES), BNB, a FINEP e a FAPITEC/SE. Desenvolve trabalho social no SAME (Asilo São Francisco) produzindo biofertilizante para a horta comunitária, além de parceria com a COFAMA (Cooperativa dos fabricantes de farinha de mandioca do estado de Sergipe). Principais Equipamentos e Infraestrutura do LCEM: Com 90m2 de área construída, e um anexo para trabalhos com energia solar (40 m2), oferece os seguintes equipamentos específicos para pesquisa: cromatógrafo a gás, equipados com detectores do tipo FID e TCD e metanador, unidade catalíticas para reação em fase gás, unidade para estudos de redução/oxidação e dessorção térmica programada, banho térmico com controle de temperatura, balança termogravimétrica (TG/DTA/DSC), estufa micro processada, calcinador com controle de temperatura e fluxo de gás, rotaevaporador, um difratômetro de Raios X, ultra e microdurômetros, NOVA 1200E para medidas de isotermas N2 nitrogênio um microscópio ótico, lixadeira, polideira, potenciostato, unidade para captação de energia e armazenamento de energia solar de alta temperatura, e câmara de precipitação para preparar sólidos via sonocatálise. Conta também com sala de pesquisadores e técnicos. No anexo construído ao lado do ITP temos construído e em funcionamento uma unidade de geração de calor via energia solar composta de um concentrador solar de foco fixo, forno adaptado para aquecimento solar e um forno de processamento da farinha de mandioca, estação metrológica, piranometros e Pireliometro.
4- LABORATÓRIO DE ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS (LEB)
O LEB foi constituído em 2005 através de projeto de pesquisa que visa seleção de micro-organismos para monitoramento ambiental e para produção de sistemas enzimáticos. O laboratório que dá suporte para as linhas de pesquisa de Uso e Transformação de Recursos Agrícolas do PEP e Prospecção e Conversão de produtos vegetais e animais da região nordeste do PBI desenvolve atividades nas áreas de Ciências Biológicas, Processos Industriais de Engenharia Química e Bioquímica, como a seleção e utilização de microrganismo em processos industriais, na obtenção de biomoléculas, como enzimas, em tecnologia enzimática, como produção, purificação, imobilização de enzimas e biocatalise bem como no desenvolvimento sustentável por uso e aplicação integral de resíduos agroindustriais ou demais subprodutos de processos. O LEB conta atualmente com 1 pesquisador docente do PEP e 1 pesquisador docente do PBI/Unit interagindo com seus respectivos alunos de iniciação científica, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos, bem como com demais professores e pesquisadores, da Pós-Graduação da Unit, de renome nacional e internacional. Os principais parceiros financiadores do LEB são a CAPES, o CNPq, o Banco do Nordeste e a FAPITEC/SE. Principais Equipamentos e Infraestrutura do LEB Com uma área total construída de 90 m2, dividida em dois ambientes climatizados, o LEB conta com estufas de esterilização e secagem, estufa bacteriológica, incubadoras refrigeradas com agitação, capela de exaustão, banhos termostatizados, agitadores com aquecimento, vortex, pHmetro, fermentador air-lift escala piloto, balança analítica, freezer, refrigerador e equipamentos de ponta como sistema de cromatografia líquida (HPLC) instalado em sala isolada e apropriada e processador ultrassônico. Além disso, o laboratório possui vasto acervo de material de laboratório para manipulação de sistemas microbiológicos, químicos e bioquímicos, tais como vidrarias, meios de cultura, entre outros.
5- LABORATÓRIO DE ELETROQUÍMICA E NANOTECNOLOGIA (LEN)
O Laboratório de Eletroquímica e Nanotecnologia (LEN) foi criado em 2010. O laboratório para estudo de processos eletroquímicos e desenvolvimento de nanomateriais visa aglutinar as atividades de pesquisa do PEP neste campo num espaço de 60 m2 de área construída. O LEN conta atualmente com 02 pesquisadores docentes do PEP/Unit, 01 pesquisador visitante e 02 pesquisadores de pós-doutorado e 01 técnico de laboratório. Os principais parceiros do LEN até o momento são a CAPES, o CNPq e a FAPITEC/SE. O grupo tem como objetivo realizar pesquisas nas áreas de eletroquímica, eletrocatálise e nanotecnologia, tais como o desenvolvimento de catalisadores nanoestruturados e de materiais eletroquímicos para diversas aplicações, o estudo das propriedades eletroquímicas fundamentais de diversos materiais eletródicos visando também aplicações práticas dos mesmos, a preparação de nanopartículas metálicas e não metálicas para aplicações em produção de energia e em aplicações ambientais, e a produção de combustíveis renováveis via eletroquímica. Também, o Laboratório tem como missão: Contribuir significativamente para o crescimento do Estado de Sergipe e do País, propiciando a criação e transferência de conhecimentos e tecnologias para a sociedade, assim como a formação de recursos humanos de alta qualidade. Principais Equipamentos e Infraestrutura do LEN: O LEN conta atualmente com ambiente dispondo de capela de exaustão, sala de lavagem, sala de vidraria e almoxarifado em ambiente climatizado. Dispõe de computadores com acesso à internet, assim como materiais e equipamentos adequados para estudo de processos eletroquímicos e o preparo de materiais, como: 03 potenciostatos/galvanostatos, sistema espectroelectroquímico, células eletroquímicas de diversos tamanhos, 02 muflas de alta temperatura, 02 muflas com atmosfera inerte, linha de gás nitrogênio. O LEN dispõe também de adequado aporte de vidraria, reagentes e material permanente de pequeno porte como banho termostatizado, pHmetros, balanças, agitadores magnéticos, multímetros, estufa de secagem, entre outros. O LEN dá suporte principalmente à linha de Uso e Transformação de Recursos Minerais e Energéticos do PEP/Unit.
6- LABORATÓRIO DE PESQUISA EM ALIMENTOS (LPA)
O LPA foi concebido por meio de um projeto de Pesquisa captado por seus pesquisadores em 2003, cujo foco era a agregação de valor às frutas produzidas no estado de Sergipe. Atualmente, as atividades do laboratório focam no desenvolvimento e avaliação de produtos funcionais utilizando matéria-prima regional, na utilização de resíduos agroindustriais como ingredientes alimentares e como fonte de biomoléculas, na avaliação físico-química, sensorial e microbiológica de alimentos, na extração, concentração e purificação de biomoléculas, na aplicação de enzimas na área de alimentos, de biocombustível e na produção de enzimas e síntese enzimática. Para tanto, dispõe de uma área construída de 135 m2 dividida em sala de preparo de amostras, sala de técnicos, sala de processamento e análises físico-químicas, sala de pesagem, cozinha, sala de estufa, sala de análise sensorial, sala de cromatografia e almoxarifado; além de um anexo de 20 m2 para processamento de mandioca. O LPA conta permanentemente com 2 bolsistas AT, 2 pós-doutorandos e 2 pesquisadores docentes do PEP/Unit. O laboratório dá suporte principalmente a linha de Uso e Transformação de Recursos Agrícolas do PEP/Unit. Entre os principais parceiros do LPA está o CNPq, CAPES, FINEP, FAPITEC/SE e SEBRAE/SE. Principais Equipamentos e Infraestrutura disponível no LPA Para o desenvolvimento das pesquisas o laboratório conta com equipamentos diversos de análise de alimentos (digestores, destilador de proteínas, analisador de atividade de água, refratômetro digital, mufla e extrator tipo Soxhlet com 6 placas) e de preparo de produtos alimentícios (seladora à vácuo com injeção de gases, seladora de embalagens, moinho de facas), estufas, liofilizador, fermentador completo (mistura completa e air lift) com sistema de aquisição de dados e controle via software, analisador de leite, banho termostático com agitação, centrifuga refrigerada, agitador mecânico, cromatografos CG-MS e CG-FID, um espectrofotômetro UV-Vis, um determinador de umidade Karl-Fischer, sistema de purificação de água (destilador e purificador de água ultra pura), viscosímetro-densímetro e FTIR. Além destes equipamentos, o laboratório conta com adequada infraestrutura básica relacionada à vidraria, reagentes e pequenos equipamentos para o desenvolvimento das atividades de pesquisa em geral. O LPA conta também com um acervo bibliográfico formado por livros compondo aproximadamente 40 títulos e edições da revista de Ciência e Tecnologia de Alimentos.
7- LABORATÓRIO DE SÍNTESE DE MATERIAIS E CROMATOGRAFIA (LSinCrom)
O LSiMCrom foi criado em 2010 através de recursos provenientes de projetos da Petrobrás, CNPq, BNB e Fapitec na área de catálise e fotocatálise, síntese de catalisadores e adsorventes, fracionamento e caracterização cromatográfica de compostos orgânicos presentes em matrizes complexas. O laboratório também está devotado à análise química cromatográfica de sistemas petroquímicos e de biocombustívies (biodiesel e bio-óleo) desenvolvidos por via química e enzimática, preparo de catalisadores para produção de biocombustíveis, preparo de fotocatalisadores para degradação de poluentes em água sob radiação UV/Vis e solar. Neste sentido, o LSinCrom suporta as atividades de pesquisa de ambas as linhas de Pesquisa do PEP/Unit. O LSinCrom conta atualmente com 2 pesquisadores docentes do PBI/Unit e 1 pesquisador docente do PEP/Unit. Os principais parceiros do LSinCrom são o CNPq, a FINEP, a CAPES e a FAPITEC/SE. Principais Equipamentos e Infraestrutura do LSinCrom Com 45 m2 de área construída, o LSinCrom oferece os seguintes equipamentos específicos para pesquisa: 1 banho ultratermostatizado com recirculação, uma unidade experimental para extração em fase sólida, um cromatógrafo gasoso acoplado a espectrometria de massas CG/MS (Shimadzu) com sistema de injeção automática; um cromatógrafo gasoso com detector FID/TCD (Varian), um Cromatógrafo Gasoso FID com injetor automático (Shimadzu); um Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência (HPLC – SHIMADZU); um espectrofotômetro de UV/Vis com acessório para análise de sólidos, um microscópio de força atômica, uma unidade de reação catalítica em fase gasosa, uma unidade de reação fotocatalítica em fase líquida, um reator solar de filme fino descendente, um reator solar parabólico (PTR) e outro parabólico composto (CPC), radiômetro com sensores de 254 e 365 nm, dois banhos ultrassônicos, geladeira. Além destes, há equipamentos de menor porte como balança analítica, bomba de vácuo, estufa, agitadores magnéticos, pHmetros, vortex, sistema de filtração milipore, colunas de fracionamento em vidro, microreatores em U de vidro e de quartzo. Dispõe-se também de uma sala para os docentes, uma bancada para estudo dos discentes, além de uma minibiblioteca com um acervo de livros, ebooks e handbooks.
8- LABORATÓRIO DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS E EFLUENTES (LTRE)
O LTRE foi criado em 2004 como fruto de uma demanda muito forte da região para o tratamento de efluentes líquidos de empresas têxteis, de sucos e de petróleo. Atualmente, o laboratório que suporta atividades de pesquisa em ambas as linhas do PEP/Unit, atua na área de tratamento de efluentes por processos convencionais e oxidativos avançados. O LTRE conta permanentemente com 2 pesquisadores docentes do PEP/Unit e 1 pósdoutorado. Os principais parceiros do LTRE são o CNPq, a Petrobras, a FINEP e a FAPITEC/SE, além de Indústrias da Região como a UNSEAL/Petrobras. Principais Equipamentos e Infraestrutura do LTRE O LTRE apresenta 90 m2 de área construída, oferecendo atualmente os seguintes equipamentos específicos para pesquisa: Analisador de Teor de Carbono Orgânico, TOC-L CSH/CSN Shimadzu, HPLC-MS Micro-Tof, ozonizador, 2 reatores fotoeletroquímicos, filtros com recheio de casca de nozes, sistema de flotação com ar dissolvido, espectrofotômetro HACH DR2500, digestor HACH de DQO, centrífuga, Jar test, banho-maria com recirculação de água, potenciostato/galvanostato BioSystem, multiparâmetro Hanna, molinete, GPS, fotômetro de chama, deionizador de água, banho-maria com agitação, 2 balanças analíticas, fluorímetro, mufla com rampa, oxímetro, banho ultrassom, turbidímetro, chapa aquecedora, pH-metros de bancada e condutivímetro, além de um adequado estoque de vidraria e equipamentos de pequeno porte (vortex, agitador com aquecimento) para o desenvolvimento das atividades de pesquisa. Adicionalmente, o LTRE conta com uma sala para pesquisadores, dispondo também de um adequado acervo bibliográfico (22 títulos) na área de tratamento de efluentes em geral.
9- NÚCLEO DE ESTUDO EM SISTEMAS COLOIDAIS (NUESC)
O NUESC foi construído com apoio da ANP/Petrobras e da UNIT e foi inaugurado em fevereiro de 2010. No NUESC são desenvolvidas atividades de pesquisa basicamente relacionadas ao estudo de sistemas coloidais de petróleo e de desenvolvimento de processos a alta pressão. O NUESC conta atualmente com 4 docentes do PEP/Unit, 3 pesquisadores em nível de pós-doutorado e 2 técnicos de nível superior. O NUESC está mais fortemente suportando a linha de Uso e Transformação de Recursos Minerais e Energéticos do PEP/Unit, porém com diversos temas também relacionadas a linha de Uso e Transformação de Recursos Agrícolas do Programa. Os principais parceiros do NUESC são a ANP/Petrobras, o CNPq, a CAPES, a FAPITEC/SE, a FINEP e empresas locais com as quais o laboratório se relaciona, a exemplo dos ENGEPET, a PETROLAB, a TexasBrasil e a BRASKEM . Principais Equipamentos e Infraestrutura do NUESC O NUESC tem uma área total construída de 650 m2, dividido em dois pavimentos, e foi concebido para abrigar com modernidade e segurança as atividades de pesquisa do PEP/Unit. O piso inferior do NUESC é um complexo de pesquisa que abrange dois laboratórios centrais (85 m2 cada) suportados por diversos laboratórios de apoio: sala de lavagem, sala de almoxarifado, sala de preparo de amostras, sala de vidraria e salas de Reologia I e II. Além disto, o NUESC conta com quatro salas para pesquisadores e docentes do PEP/Unit, e três salas para estudo e discentes. O piso superior foi recentemente ampliado para suportar um laboratório de 110m2 para estudo do comportamento de fases de sistemas envolvendo água, sais e gases a baixas pressões. O NUESC abriga também um ambiente (40 m2) projetado para reuniões, discussões acerca das atividades de pesquisa, apresentações de seminários e defesas de teses e dissertações. Além da infraestrutura supracitada, o NUESC possui área de recepção, copa e sanitários com facilidades para deficientes físicos. Toda a estrutura é climatizada e apresenta suporte para rede WI-FI. Os principais equipamentos do NUESC que dão suporte às atividades de pesquisa são: um Tensiômetro de gota pendente (IT-Concept); Reômetro interfacial (Anton Paar, Rheolab MC-1), Viscosímetro/Densimetro (Anton Paar), 3 Unidades de síntese assistida por microondas (Anton Paar, Synthos 3000), uma unidade para síntese em micro-ondas em modo contínuo (CEM Discover); uma unidade para síntese em micro-ondas contínua (MILESTON); um microscópio ótico invertido (Carl Zeiss); duas mesas óticas a prova de vibração; 2 Analisadores de distribuição de tamanho de partícula (Malvern, Mastersizer 2000 e NanoZetaSizer), Tensiômetro (Dataphysics, DCAT 11), Espectrofotômetro UV-Visível (Hitachi, U-1800), Dispersor Ultra-Turrax (IKA, T25 – ferramenta tipo S25-25G), Equipamento de Calorimetria Diferencial de Varredura (DSC – TA Instruments); 2 unidades completas para reação em meio contínuo a alta pressão; 6 bombas de deslocamento positivo, 3 bombas de seringa (ISCO, Modelo 260D), duas unidades experimentais completas para medida de equilíbrio de fases a altas pressões; uma unidade experimental para extração com fluidos sub e supercríticos; 1 unidade experimental completa para medida de solubilidade de gases em líquidos; 2 unidades para processamento de biomassa com fluidos pressurizados; Espectrofotômetro de Infravermelho Próximo (FT-NIR, ABB/BOMEM, FTLA- 2000-160D), 02 Tituladores Potenciométricos (Metrohm, Titrando 836), Titulador Coulométrico (Mettler-Toledo, DL-39), 1 Aparelho para detecção de tamanho de partículas em linha (FBRM-Metler Toledo); Salímetro Digital (LabComp), pH-metros, condutivímetro, centrífugas estufa, banhos termostáticos, reatores de vidro borosilicato, dessecadores, 5 capelas de fluxo laminar, agitadores magnéticos, agitadores mecânicos, bomba de vácuo, vidrarias em geral, 02 balanças de precisão (Sartorius, CP 224S). O NUESC dispõe também de uma minibiblioteca com cerca de 250 títulos de livros e handbooks, além de e-books da área de petróleo, petroquímica, sistemas coloidais, modelagem e simulação, sistemas poliméricos, termodinâmica e sistemas a alta pressão, que é constantemente incrementada através de recursos de projetos de pesquisa dos pesquisadores e docentes do PEP/Unit.
[:pt]LABORATÓRIOS
O Programa de Engenharia de Processos da Unit conta com excelente infraestrutura laboratorial para o desenvolvimento de suas atividades de pesquisa, composta por laboratórios consolidados que se encontram em pleno funcionamento. Atualmente, 23 laboratórios de pesquisa formam um complexo de pesquisa instalado em uma única estrutura física sediada no Campus Aracaju Farolândia da Unit, compondo o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP).
O ITP é um instituto de pesquisa multidisciplinar, cujas áreas de atuação guardam estreita relação com as áreas do conhecimento dos cursos de graduação e pós-graduação da Unit. Desses laboratórios do ITP, dez deles dão suporte exclusivamente ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos da Unit. Nos últimos anos, os laboratórios vêm passando por readequações e melhorias de infraestrutura básica (bancadas, rede de ar, instalações elétricas, etc.) e receberam aporte satisfatório de recursos através dos projetos de pesquisa aprovados pelos docentes do programa. Em consequência, tem havido constante ampliação do espaço físico de alguns laboratórios em função da aquisição de novos equipamentos. Os laboratórios do programa possuem equipamentos de boa qualidade e em bom estado de conservação. Todos eles são dotados de sistema de climatização e com adequado aporte de informática (acesso à internet, impressoras, computadores, etc.). Assim, em nosso entender, tem sido possível oferecer ao corpo discente ambiente adequado à realização dos projetos de pesquisa do PEP/Unit.
Uma descrição sucinta dos laboratórios é apresentada abaixo, sendo que mais detalhes podem ser obtidos através do acesso ao endereço www.itp.org.br.
A infraestrutura citada não é compartilhada com outras instituições e o programa não utiliza de forma sistemática de infraestrutura laboratorial de outras IES.
1- LABORATÓRIO DE ANÁLISE MICROBIOLÓGICA (LAM)
O LAM foi recentemente criado (2014) a partir da necessidade de realização de ensaios microbiológicos de alimentos, água e efluente, bem como suportar as pesquisas desenvolvidas no PEP/Unit que utilizem micro-organismos e da necessidade de oferecimento a comunidade de uma estrutura de prestação de serviços em análises microbiológicas. Para tanto, dispõe de uma área construída de 45 m2 dividida em espaço de esterilização, espaço de estufa, sala de técnicos, 2 espaços de manipulação de amostras microbiológicas. O LAM conta permanentemente com 1 técnico de nível superior e 2 estagiários e 1 pesquisadores docentes do PEP/Unit. O laboratório dá suporte principalmente a linha de Uso e Transformação de Recursos Agrícolas e Uso e Transformação de Recursos Minerais e Energéticos do PEP/Unit. Principais Equipamentos e Infraestrutura disponível no LAM Para o desenvolvimento das pesquisas o laboratório conta com equipamentos de análise microbiológica como autoclaves para esterilização, capelas de fluxo, estufas com circulação de ar e a vácuo, estufa bacteriológica, contador de colônias, câmara UV para contagem de micro-organismos (E. coli).
2- LABORATÓRIO DE BIOLOGIA MOLECULAR (LBM)
O LBM foi criado em 2007 através de um projeto de pesquisa para a prospecção de genes de micro-organismos de interesse da região nordeste e, atualmente, dá suporte principalmente às atividades de pesquisa da linha de Uso e Transformação de Recursos Agrícolas do PEP/Unit. O objetivo deste laboratório é desenvolver e apoiar pesquisas que utilizem como suporte a biologia molecular, genômica e proteômica; com interesse na abordagem molecular. O LBM conta atualmente com um técnico de nível superior e 2 pesquisadores docentes da Unit. Os principais parceiros do LBM são o CNPq, a FINEP e a FAPITEC/SE. Principais Equipamentos e Infraestrutura do LBM O LBM dispõe de área construída de 54 m², distribuída em área de experimentos para manipulação de DNA, área de experimentos para manipulação de RNA, área para PCR, área para eletroforese/manipulação de brometo de etídeo e área de Imunofluorescência. Os principais equipamentos são 2 termocicladores, 5 sistemas de eletroforese com fonte, balanças de precisão e analítica, microcentrífuga e centrifuga refrigerada, biofotômetro, câmera de UV com sistema de fotodocumentação acoplado, microscópio de imunofluorescência, autoclave, espectrofotômetro, freezer -20oC, 2 banho-maria, 2 vortex, capela de exaustão, incubadora Shaker, capela de fluxo laminar, microondas, pHmetro, leitora de microplaca, pipetadores, além de reagentes e vidrarias diversas.
3- LABORATÓRIO DE CATÁLISE E MATERIAIS (LCEM)
O LCEM foi criado em 1998 com financiamento do BNB e FAFEN/Petrobras. No ano 2000 passou a integrar a rede de Catálise do Nordeste e em 2005 a Rede de Hidrogênio, apoiado por FINEP, Petrobras e CNPq. Atualmente, o LCEM suporta as pesquisas principalmente da Linha de Uso e Transformação de Recursos Minerais e Energéticos e Uso e Transformação de Recursos Agrícolas do PEP/UNIT. Este laboratório desenvolve projetos na área de preparação, caracterização e avaliação de catalisadores e fotocatalisadores para geração e purificação de hidrogênio, sonocatálise, biomassa para produção de biofertilizantes, purificação de OGR (óleo de gordura residual) e energia solar (casa de farinha solar, geração de calor e vapor, cozinha solar, secagem de frutas e hortaliças, aquecimento e destilação de água). Conta ainda com trabalhos envolvendo a otimização de experimentos por meio de planejamento estatístico e modelagem por inteligência artificial. O LCEM conta atualmente com: dois pesquisadores doutores, sendo um deles docente do PEP/UNIT, seis doutorandos, dois mestrandos, dez bolsistas IC e cinco bolsistas de Extensão. Os principais parceiros do LCEM são o IQ/UFBA, UAM/Iztapalapa- México e o ICP/CSIC-Espanha. Apoiado financeiramente pelo CNPq, Petrobras (UNSEAL e FAFEN e CENPES), BNB, a FINEP e a FAPITEC/SE. Desenvolve trabalho social no SAME (Asilo São Francisco) produzindo biofertilizante para a horta comunitária, além de parceria com a COFAMA (Cooperativa dos fabricantes de farinha de mandioca do estado de Sergipe). Principais Equipamentos e Infraestrutura do LCEM: Com 90m2 de área construída, e um anexo para trabalhos com energia solar (40 m2), oferece os seguintes equipamentos específicos para pesquisa: cromatógrafo a gás, equipados com detectores do tipo FID e TCD e metanador, unidade catalíticas para reação em fase gás, unidade para estudos de redução/oxidação e dessorção térmica programada, banho térmico com controle de temperatura, balança termogravimétrica (TG/DTA/DSC), estufa micro processada, calcinador com controle de temperatura e fluxo de gás, rotaevaporador, um difratômetro de Raios X, ultra e microdurômetros, NOVA 1200E para medidas de isotermas N2 nitrogênio um microscópio ótico, lixadeira, polideira, potenciostato, unidade para captação de energia e armazenamento de energia solar de alta temperatura, e câmara de precipitação para preparar sólidos via sonocatálise. Conta também com sala de pesquisadores e técnicos. No anexo construído ao lado do ITP temos construído e em funcionamento uma unidade de geração de calor via energia solar composta de um concentrador solar de foco fixo, forno adaptado para aquecimento solar e um forno de processamento da farinha de mandioca, estação metrológica, piranometros e Pireliometro.
4- LABORATÓRIO DE ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS (LEB)
O LEB foi constituído em 2005 através de projeto de pesquisa que visa seleção de micro-organismos para monitoramento ambiental e para produção de sistemas enzimáticos. O laboratório que dá suporte para as linhas de pesquisa de Uso e Transformação de Recursos Agrícolas do PEP e Prospecção e Conversão de produtos vegetais e animais da região nordeste do PBI desenvolve atividades nas áreas de Ciências Biológicas, Processos Industriais de Engenharia Química e Bioquímica, como a seleção e utilização de microrganismo em processos industriais, na obtenção de biomoléculas, como enzimas, em tecnologia enzimática, como produção, purificação, imobilização de enzimas e biocatálise bem como no desenvolvimento sustentável por uso e aplicação integral de resíduos agroindustriais ou demais subprodutos de processos. O LEB conta atualmente com 1 pesquisador docente do PEP e 1 pesquisador docente do PBI/Unit interagindo com seus respectivos alunos de iniciação científica, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos, bem como com demais professores e pesquisadores, da Pós-Graduação da Unit, de renome nacional e internacional. Os principais parceiros financiadores do LEB são a CAPES, o CNPq, o Banco do Nordeste e a FAPITEC/SE. Principais Equipamentos e Infraestrutura do LEB Com uma área total construída de 90 m2, dividida em dois ambientes climatizados, o LEB conta com estufas de esterilização e secagem, estufa bacteriológica, incubadoras refrigeradas com agitação, capela de exaustão, banhos termostatizados, agitadores com aquecimento, vortex, pHmetro, fermentador air-lift escala piloto, balança analítica, freezer, refrigerador e equipamentos de ponta como sistema de cromatografia líquida (HPLC) instalado em sala isolada e apropriada e processador ultrassônico. Além disso, o laboratório possui vasto acervo de material de laboratório para manipulação de sistemas microbiológicos, químicos e bioquímicos, tais como vidrarias, meios de cultura, entre outros.
5- LABORATÓRIO DE ELETROQUÍMICA E NANOTECNOLOGIA (LEN)
O Laboratório de Eletroquímica e Nanotecnologia (LEN) foi criado em 2010. O laboratório para estudo de processos eletroquímicos e desenvolvimento de nanomateriais visa aglutinar as atividades de pesquisa do PEP neste campo num espaço de 60 m2 de área construída. O LEN conta atualmente com 02 pesquisadores docentes do PEP/Unit, 01 pesquisador visitante e 02 pesquisadores de pós-doutorado e 01 técnico de laboratório. Os principais parceiros do LEN até o momento são a CAPES, o CNPq e a FAPITEC/SE. O grupo tem como objetivo realizar pesquisas nas áreas de eletroquímica, eletrocatálise e nanotecnologia, tais como o desenvolvimento de catalisadores nanoestruturados e de materiais eletroquímicos para diversas aplicações, o estudo das propriedades eletroquímicas fundamentais de diversos materiais eletródicos visando também aplicações práticas dos mesmos, a preparação de nanopartículas metálicas e não metálicas para aplicações em produção de energia e em aplicações ambientais, e a produção de combustíveis renováveis via eletroquímica. Também, o Laboratório tem como missão: Contribuir significativamente para o crescimento do Estado de Sergipe e do País, propiciando a criação e transferência de conhecimentos e tecnologias para a sociedade, assim como a formação de recursos humanos de alta qualidade. Principais Equipamentos e Infraestrutura do LEN: O LEN conta atualmente com ambiente dispondo de capela de exaustão, sala de lavagem, sala de vidraria e almoxarifado em ambiente climatizado. Dispõe de computadores com acesso à internet, assim como materiais e equipamentos adequados para estudo de processos eletroquímicos e o preparo de materiais, como: 03 potenciostatos/galvanostatos, sistema espectroelectroquímico, células eletroquímicas de diversos tamanhos, 02 muflas de alta temperatura, 02 muflas com atmosfera inerte, linha de gás nitrogênio. O LEN dispõe também de adequado aporte de vidraria, reagentes e material permanente de pequeno porte como banho termostatizado, pHmetros, balanças, agitadores magnéticos, multímetros, estufa de secagem, entre outros. O LEN dá suporte principalmente à linha de Uso e Transformação de Recursos Minerais e Energéticos do PEP/Unit.
6- LABORATÓRIO DE PESQUISA EM ALIMENTOS (LPA)
O LPA foi concebido por meio de um projeto de Pesquisa captado por seus pesquisadores em 2003, cujo foco era a agregação de valor às frutas produzidas no estado de Sergipe. Atualmente, as atividades do laboratório focam no desenvolvimento e avaliação de produtos funcionais utilizando matéria-prima regional, na utilização de resíduos agroindustriais como ingredientes alimentares e como fonte de biomoléculas, na avaliação físico-química, sensorial e microbiológica de alimentos, na extração, concentração e purificação de biomoléculas, na aplicação de enzimas na área de alimentos, de biocombustível e na produção de enzimas e síntese enzimática. Para tanto, dispõe de uma área construída de 135 m2 dividida em sala de preparo de amostras, sala de técnicos, sala de processamento e análises físico-químicas, sala de pesagem, cozinha, sala de estufa, sala de análise sensorial, sala de cromatografia e almoxarifado; além de um anexo de 20 m2 para processamento de mandioca. O LPA conta permanentemente com 2 bolsistas AT, 2 pós-doutorandos e 2 pesquisadores docentes do PEP/Unit. O laboratório dá suporte principalmente a linha de Uso e Transformação de Recursos Agrícolas do PEP/Unit. Entre os principais parceiros do LPA está o CNPq, CAPES, FINEP, FAPITEC/SE e SEBRAE/SE. Principais Equipamentos e Infraestrutura disponível no LPA Para o desenvolvimento das pesquisas o laboratório conta com equipamentos diversos de análise de alimentos (digestores, destilador de proteínas, analisador de atividade de água, refratômetro digital, mufla e extrator tipo Soxhlet com 6 placas) e de preparo de produtos alimentícios (seladora à vácuo com injeção de gases, seladora de embalagens, moinho de facas), estufas, liofilizador, fermentador completo (mistura completa e air lift) com sistema de aquisição de dados e controle via software, analisador de leite, banho termostático com agitação, centrifuga refrigerada, agitador mecânico, cromatografos CG-MS e CG-FID, um espectrofotômetro UV-Vis, um determinador de umidade Karl-Fischer, sistema de purificação de água (destilador e purificador de água ultra pura), viscosímetro-densímetro e FTIR. Além destes equipamentos, o laboratório conta com adequada infraestrutura básica relacionada à vidraria, reagentes e pequenos equipamentos para o desenvolvimento das atividades de pesquisa em geral. O LPA conta também com um acervo bibliográfico formado por livros compondo aproximadamente 40 títulos e edições da revista de Ciência e Tecnologia de Alimentos.
7- LABORATÓRIO DE SÍNTESE DE MATERIAIS E CROMATOGRAFIA (LSinCrom)
O LSiMCrom foi criado em 2010 através de recursos provenientes de projetos da Petrobrás, CNPq, BNB e Fapitec na área de catálise e fotocatálise, síntese de catalisadores e adsorventes, fracionamento e caracterização cromatográfica de compostos orgânicos presentes em matrizes complexas. O laboratório também está devotado à análise química cromatográfica de sistemas petroquímicos e de biocombustívies (biodiesel e bio-óleo) desenvolvidos por via química e enzimática, preparo de catalisadores para produção de biocombustíveis, preparo de fotocatalisadores para degradação de poluentes em água sob radiação UV/Vis e solar. Neste sentido, o LSinCrom suporta as atividades de pesquisa de ambas as linhas de Pesquisa do PEP/Unit. O LSinCrom conta atualmente com 2 pesquisadores docentes do PBI/Unit e 1 pesquisador docente do PEP/Unit. Os principais parceiros do LSinCrom são o CNPq, a FINEP, a CAPES e a FAPITEC/SE. Principais Equipamentos e Infraestrutura do LSinCrom Com 45 m2 de área construída, o LSinCrom oferece os seguintes equipamentos específicos para pesquisa: 1 banho ultratermostatizado com recirculação, uma unidade experimental para extração em fase sólida, um cromatógrafo gasoso acoplado a espectrometria de massas CG/MS (Shimadzu) com sistema de injeção automática; um cromatógrafo gasoso com detector FID/TCD (Varian), um Cromatógrafo Gasoso FID com injetor automático (Shimadzu); um Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência (HPLC – SHIMADZU); um espectrofotômetro de UV/Vis com acessório para análise de sólidos, um microscópio de força atômica, uma unidade de reação catalítica em fase gasosa, uma unidade de reação fotocatalítica em fase líquida, um reator solar de filme fino descendente, um reator solar parabólico (PTR) e outro parabólico composto (CPC), radiômetro com sensores de 254 e 365 nm, dois banhos ultrassônicos, geladeira. Além destes, há equipamentos de menor porte como balança analítica, bomba de vácuo, estufa, agitadores magnéticos, pHmetros, vortex, sistema de filtração milipore, colunas de fracionamento em vidro, microreatores em U de vidro e de quartzo. Dispõe-se também de uma sala para os docentes, uma bancada para estudo dos discentes, além de uma minibiblioteca com um acervo de livros, ebooks e handbooks.
8- LABORATÓRIO DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS E EFLUENTES (LTRE)
O LTRE foi criado em 2004 como fruto de uma demanda muito forte da região para o tratamento de efluentes líquidos de empresas têxteis, de sucos e de petróleo. Atualmente, o laboratório que suporta atividades de pesquisa em ambas as linhas do PEP/Unit, atua na área de tratamento de efluentes por processos convencionais e oxidativos avançados. O LTRE conta permanentemente com 2 pesquisadores docentes do PEP/Unit e 1 pósdoutorado. Os principais parceiros do LTRE são o CNPq, a Petrobras, a FINEP e a FAPITEC/SE, além de Indústrias da Região como a UNSEAL/Petrobras. Principais Equipamentos e Infraestrutura do LTRE O LTRE apresenta 90 m2 de área construída, oferecendo atualmente os seguintes equipamentos específicos para pesquisa: Analisador de Teor de Carbono Orgânico, TOC-L CSH/CSN Shimadzu, HPLC-MS Micro-Tof, ozonizador, 2 reatores fotoeletroquímicos, filtros com recheio de casca de nozes, sistema de flotação com ar dissolvido, espectrofotômetro HACH DR2500, digestor HACH de DQO, centrífuga, Jar test, banho-maria com recirculação de água, potenciostato/galvanostato BioSystem, multiparâmetro Hanna, molinete, GPS, fotômetro de chama, deionizador de água, banho-maria com agitação, 2 balanças analíticas, fluorímetro, mufla com rampa, oxímetro, banho ultrassom, turbidímetro, chapa aquecedora, pH-metros de bancada e condutivímetro, além de um adequado estoque de vidraria e equipamentos de pequeno porte (vortex, agitador com aquecimento) para o desenvolvimento das atividades de pesquisa. Adicionalmente, o LTRE conta com uma sala para pesquisadores, dispondo também de um adequado acervo bibliográfico (22 títulos) na área de tratamento de efluentes em geral.
9- NÚCLEO DE ESTUDO EM SISTEMAS COLOIDAIS (NUESC)
O NUESC foi construído com apoio da ANP/Petrobras e da UNIT e foi inaugurado em fevereiro de 2010. No NUESC são desenvolvidas atividades de pesquisa basicamente relacionadas ao estudo de sistemas coloidais de petróleo e de desenvolvimento de processos a alta pressão. O NUESC conta atualmente com 4 docentes do PEP/Unit, 3 pesquisadores em nível de pós-doutorado e 2 técnicos de nível superior. O NUESC está mais fortemente suportando a linha de Uso e Transformação de Recursos Minerais e Energéticos do PEP/Unit, porém com diversos temas também relacionadas a linha de Uso e Transformação de Recursos Agrícolas do Programa. Os principais parceiros do NUESC são a ANP/Petrobras, o CNPq, a CAPES, a FAPITEC/SE, a FINEP e empresas locais com as quais o laboratório se relaciona, a exemplo dos ENGEPET, a PETROLAB, a TexasBrasil e a BRASKEM . Principais Equipamentos e Infraestrutura do NUESC O NUESC tem uma área total construída de 650 m2, dividido em dois pavimentos, e foi concebido para abrigar com modernidade e segurança as atividades de pesquisa do PEP/Unit. O piso inferior do NUESC é um complexo de pesquisa que abrange dois laboratórios centrais (85 m2 cada) suportados por diversos laboratórios de apoio: sala de lavagem, sala de almoxarifado, sala de preparo de amostras, sala de vidraria e salas de Reologia I e II. Além disto, o NUESC conta com quatro salas para pesquisadores e docentes do PEP/Unit, e três salas para estudo e discentes. O piso superior foi recentemente ampliado para suportar um laboratório de 110m2 para estudo do comportamento de fases de sistemas envolvendo água, sais e gases a baixas pressões. O NUESC abriga também um ambiente (40 m2) projetado para reuniões, discussões acerca das atividades de pesquisa, apresentações de seminários e defesas de teses e dissertações. Além da infraestrutura supracitada, o NUESC possui área de recepção, copa e sanitários com facilidades para deficientes físicos. Toda a estrutura é climatizada e apresenta suporte para rede WI-FI. Os principais equipamentos do NUESC que dão suporte às atividades de pesquisa são: um Tensiômetro de gota pendente (IT-Concept); Reômetro interfacial (Anton Paar, Rheolab MC-1), Viscosímetro/Densimetro (Anton Paar), 3 Unidades de síntese assistida por microondas (Anton Paar, Synthos 3000), uma unidade para síntese em micro-ondas em modo contínuo (CEM Discover); uma unidade para síntese em micro-ondas contínua (MILESTON); um microscópio ótico invertido (Carl Zeiss); duas mesas óticas a prova de vibração; 2 Analisadores de distribuição de tamanho de partícula (Malvern, Mastersizer 2000 e NanoZetaSizer), Tensiômetro (Dataphysics, DCAT 11), Espectrofotômetro UV-Visível (Hitachi, U-1800), Dispersor Ultra-Turrax (IKA, T25 – ferramenta tipo S25-25G), Equipamento de Calorimetria Diferencial de Varredura (DSC – TA Instruments); 2 unidades completas para reação em meio contínuo a alta pressão; 6 bombas de deslocamento positivo, 3 bombas de seringa (ISCO, Modelo 260D), duas unidades experimentais completas para medida de equilíbrio de fases a altas pressões; uma unidade experimental para extração com fluidos sub e supercríticos; 1 unidade experimental completa para medida de solubilidade de gases em líquidos; 2 unidades para processamento de biomassa com fluidos pressurizados; Espectrofotômetro de Infravermelho Próximo (FT-NIR, ABB/BOMEM, FTLA- 2000-160D), 02 Tituladores Potenciométricos (Metrohm, Titrando 836), Titulador Coulométrico (Mettler-Toledo, DL-39), 1 Aparelho para detecção de tamanho de partículas em linha (FBRM-Metler Toledo); Salímetro Digital (LabComp), pH-metros, condutivímetro, centrífugas estufa, banhos termostáticos, reatores de vidro borosilicato, dessecadores, 5 capelas de fluxo laminar, agitadores magnéticos, agitadores mecânicos, bomba de vácuo, vidrarias em geral, 02 balanças de precisão (Sartorius, CP 224S). O NUESC dispõe também de uma minibiblioteca com cerca de 250 títulos de livros e handbooks, além de e-books da área de petróleo, petroquímica, sistemas coloidais, modelagem e simulação, sistemas poliméricos, termodinâmica e sistemas a alta pressão, que é constantemente incrementada através de recursos de projetos de pesquisa dos pesquisadores e docentes do PEP/Unit.
[:]