Laboratório de Biomateriais – LBMat

LBMat foi constituído em 2005 através de um projeto de pesquisa que visava a prospecção de produtos naturais com atividade biológica. O LBMat desenvolve projetos na área de tecnologia farmacêutica, de cosméticos e alimentos, incluindo análise de água. Uma das áreas de atuação é a obtenção de produtos a base de polímeros naturais (colágeno, quitosana, alginato, entre outros) e resíduos de plantas (jenipapo, romã), apoterápicos (própolis vermelha, apitoxina) e ambiente aquático (microalgas e cianobactérias), agregando valor a produtos da biodiversidade, com destaque em insumos da bioeconomia e economia circular. O LBMat desenvolve projetos na área de extração de compostos bioativos e sua posterior avaliação biológica em cultivo de células (in vitro) e avaliação pré-clínica (in vivo). Estudos sobre as propriedades de nutrientes e compostos ativos presentes em alimentos para melhoria e desenvolvimento de produtos são objetos de estudo do laboratório, além da análise nutricional e qualidade alimentar para prevenção e tratamento de DCNT. Atua também em análise de água em mananciais, avaliando microplásticos e disruptores endócrinos presentes no meio hídrico.

 Pesquisadores:

Dra. Juliana Cordeiro Cardoso

Dr. Heriberto Alves dos Anjos

 

Laboratório de Pesquisa em Alimentos – LPA

Atua no desenvolvimento e avaliação de produtos funcionais utilizando matéria-prima regional; na utilização de resíduos agroindustriais como produção se coberturas de frutas regionais; leite com baixo teor de colesterol e lactose; e como fonte de biomoléculas, na avaliação físico-química, sensorial e microbiológica de alimentos, na extração de oleos regionais, concentração e purificação de biomoléculas, na aplicação de enzimas na área de alimentos. 

Pesquisadora:

Dra. Cleide Mara Farias Soares

 

Laboratório de Engenharia de Bioprocessos – LEB

Desenvolve atividades nas áreas de Ciências Farmacêuticas, Biológicas, Processos Industriais de Engenharia Química e Bioquímica, como a seleção e utilização de microrganismo em processos industriais, na obtenção de biomoléculas, como enzimas, em tecnologia enzimática para produção de biolubrificantes, biodetergentes, como produção, purificação, imobilização de enzimas e biocatalise bem como no desenvolvimento sustentável por uso e aplicação integral de resíduos agroindustriais ou demais subprodutos de processos.

Pesquisadora:

Dra. Cleide Mara Farias Soares

 

Laboratório de Síntese de Materiais e Cromatografia – LSIMCROM

Caracterização química de produtos gerados nos demais laboratórios, através de análises de cromatografia gasosa (CG), CGxMS, cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE). Atualmente, tem-se estudado produtos gerados de processos empregando fluidos pressurizados, tais como o estudo da estabilidade de emulsões de petróleo na presença de gases comprimidos; a extração de óleos, essências e fármacos a partir de matérias-primas regionais; o desenvolvimento de processos para produção de biocombustívies em sistemas pressurizados; o desenvolvimento de processos enzimáticos em meio supercrítico, produtos gerados de processos fermentativos tais como polihidroxibutirato (PHB), produtos de processos de biodegradação de petróleo, caracterização de bio-óleos obtidos de biomassas regionais como casca de coco e técnicas de caracterização cromatográfica.

Pesquisador:

Dr. Thiago Bjerk

 

Laboratório de Nanotecnologia e Nanomedicina – LNMed

Realiza pesquisas inovadoras nas áreas de nanopartículas e biomateriais. O LNMed dispõe de um amplo espaço físico, adequadamente estruturado para acomodar todos os aparelhos e instrumentos essenciais ao desenvolvimento das atividades, incluindo vidrarias e equipamentos como: balança analítica, agitadores mecânicos e magnéticos, centrífuga, liofilizador, estufa, capela de exaustão, ultrassom, espectrofotômetro, banho-maria, evaporador rotativo, medidor de pH, condutivímetro, dessecador, reagentes e outros materiais necessários para a produção das membranas e suas respectivas caracterizações.

Pesquisadores:

Dra. Patrícia Severino

Dr. Marcelo da Costa Mendonça

 

Laboratório de Biologia Molecular – LNM

Desenvolve pesquisas nas áreas de genética microbiana, prospectando comunidades microbianas para bioconversão de resíduos lignocelulósicos em produtos de valor agregado (enzimas, nanocelulosa e biopolímeros) e para degradação de compostos recalcitrantes. Estudos da bioatividade de fitocompostos sobre microrganismos também são realizados. Neste sentido, os pesquisadores deste laboratório possuem expertise nos diversos temas/tecnologias desde a avaliação molecular da resposta a fitocompostos em microrganismos, até seleção de microrganismos para biodegradação de poluentes e bioconversão da biomassa lignocelulósica em produtos de alto valor. A equipe do laboratório é composta por 10 pesquisadores entre doutorandos, mestrandos e alunos de iniciação científica.

Pesquisadores:

Dra. Maria Lucila Hernández Macedo

 

Núcleo de Estudo em Sistemas Coloidais – NUESC

Desenvolve atividades de pesquisa basicamente relacionadas ao desenvolvimento de processos empregando sistemas pressurizados aplicados às áreas de bioenergia e biocombustíveis, processamento de biomassa, formulação de micro e nanopartículas e prospecção de produtos naturais da região. Neste sentido, o NUESC dá suporte a ambas as linhas do PBI. Os principais parceiros do NUESC são a ANP/Petrobras, o CNPq, a CAPES, a FAPITEC/SE, a FINEP e empresas com as quais o laboratório se relaciona, a exemplo da Galp Energia, da Carmo Energy e da SUAPE Energia, entre outras.

Pesquisadores:

Dr. Claudio Dariva

Dr. Elton Franceschi

 

Laboratório Laboratório de Cromatografia Bidimensional – LABCROM 

São desenvolvidos projetos de pesquisa nas temáticas de Bioenergia e Produtos naturais. Destacam-se o isolamento e a utilização de biomassa de microalgas e resíduos agroindustriais para a produção de biocombustíveis, além da prospecção de bioativos vegetais na região Nordeste. Essas atividades visam agregar valor, promover a economia local e fomentar a manutenção de culturas nativas. O laboratório dispõe de infraestrutura   para a execução das atividades de pesquisa como: Pirolisador, balança analítica, estufa de recirculação, banho termostático, sistema de rotaevaporador, agitadores magnéticos, entre outros equipamentos. Além disso, conta com sistemas de extração, como Soxhlet, Clevenger, Ultrasson e Extração Guiada por Dispersão Energizada (EDGE), que permitem a otimização dos processos de extração e análise de bioprodutos.

Pesquisadores:

Dr. Thiago Bjerk

 

Biotério

O biotério possui uma área construída de 247 m2, sendo constituído de: duas salas de ratos, três sala de camundongos, uma sala de habilidades, um laboratório de cirurgia, uma sala de quarentena, um laboratório para pesquisas com animais infectados, uma sala de lavagem e uma sala de esterilização, vestiários com banheiros, sala de recepção e diretoria. Possui 416 gaiolas comuns e metabólicas (252 para ratos e 164 para camundongos), capacidade para 1638 animais sendo: 543 ratos e 1095 camundongos. O biotério conta com uma médica veterinária responsável pela manutenção dos animais e pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Animais da UNIT.