Iniciativa do Programa Portas Abertas buscou inspirar estudantes a seguirem a carreira acadêmica e científica, a partir das experiências vivenciadas pelas pesquisadoras e docentes do PBS.
O ano de 2025 mal começou, e o Programa Portas Abertas, da Universidade Tiradentes (Unit), já está a todo vapor, fortalecendo sua conexão com as escolas e inspirando novos talentos. Em parceria com o Colégio Master, em Aracaju. O programa participou da 1ª Mostra de Mulheres na Ciência, realizada no dia 11 de fevereiro, data em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.
O evento contou com a participação das professoras Patrícia Severino e Juliana Cardoso, pesquisadoras e docentes do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde (PBS), que compartilharam suas trajetórias acadêmicas e profissionais, destacando desafios e oportunidades para as mulheres na ciência. O bate-papo envolveu alunos e alunas de 15 a 16 anos, proporcionando uma nova perspectiva sobre a carreira científica e incentivando o protagonismo feminino na área.
Patrícia destacou que as meninas e mulheres representam apenas 30% dos cientistas no mundo e que o objetivo da participação foi quebrar barreiras e abrir caminhos para dar mais diversidade à ciência. “Participar desta Mostra das Mulheres na Ciência e poder divulgar à nova geração o que é ser cientista foi gratificante. Na oportunidade, compartilhei minha experiência e busquei inspirar a nova geração a explorarem a área da pesquisa e inovação. Como surpresa, o colégio expôs no corredor da biblioteca a história, um reconhecimento que enche o coração de alegria e reforça a importância da representatividade feminina na ciência”, relata a pesquisadora.
A Mostra faz parte do projeto de orientação profissional Os Possíveis Caminhos dos Gigantes, do Colégio Master, que busca auxiliar os estudantes na identificação de suas habilidades, oferecendo informações sobre diferentes profissões, requisitos acadêmicos e trajetórias profissionais.
“Buscamos desenvolver um projeto de orientação profissional, trabalhando as diversas áreas, as perspectivas, os possíveis caminhos de um jovem no mercado de trabalho, diante das várias ciências que são desenvolvidas e aplicadas no dia a dia. Fazer isso em parcerias que nos agigantam é uma oportunidade imensa. Contar com as doutoras Juliana e Patrícia agregaram muito no nosso momento. Um momento que aconteceu de modo simultâneo, onde outras cientistas, onde outras mulheres também estavam compartilhando seus saberes e seus fazeres. E aí, eu agradeço e reforço que caminhar no coletivo é bem melhor do que fazer solitariamente”, elogia a psicóloga escolar Camila Barreto, que atua junto ao Ensino Médio no Master.
A parceria entre a Unit e as escolas de Ensino Médio também é um espaço para incentivar nos estudantes o gosto pela ciência e pela inovação. “Além dos cursos de Graduação, é fundamental que levemos às instituições de Ensino Básico a compreensão de que um profissional completo precisa vivenciar a pesquisa, a extensão e a internacionalização. Essa tríade é essencial para a formação acadêmica e profissional, proporcionando uma base sólida para o futuro. Somente uma universidade como a Unit é capaz de oferecer essa experiência de forma integrada. Por isso, o Programa Portas Abertas sempre incorpora esses pilares estratégicos em suas ações junto às escolas parceiras”, destaca o consultor comercial do programa Portas Abertas, Jefferson Mesquita.