O InovAtiva Brasil é um programa que apoia o desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo inovador no Brasil, promovendo diferentes oportunidades de aceleração de negócios inovadores, conexão com potenciais investidores e parceiros, e capacitação de empreendedores.
Nessa edição foram selecionadas diversas startups, dentre elas a equipe composta por pelas mestrandas, Erika Santos Lisboa e Victoria Louise Santana dos Santos, do curso de pós-graduação em Biotecnologia Industrial da Universidade Tiradentes – Unit. Além disso, a equipe é composta pelas professoras da graduação dos Cursos de Farmácia, Mônica Batista Almeida, e Enfermagem, Daniele Martins de Lima Oliveira, também da Unit. A Startup aprovada foi a única do estado de Sergipe, estando entre as 280 startups aprovadas para a próxima fase. As alunas e professoras são autoras do projeto Quick aid K: Uma membrana hemostática, uma inovação para área de saúde.
Mestrandas Victoria Louise (esquerda) e Erika Lisboa (direita), com a Profa. Mônica B. Almeida do Curso de Farmácia.
A ideia inovadora consiste no desenvolvimento de uma membrana com maior atividade hemostática, utilizando materiais biocompatíveis e biodegradáveis, sendo sua aplicação voltada para os serviços de urgência e emergência na área de saúde. A equipe da Startup já participou de outras programas de aceleração como Centelha Sergipe ficando em primeiro lugar dentre os trinta e quatro projetos aprovados.
A aprovação do projeto Quick Aid K pelo Programa InoVativa Brasil é uma grande conquista para a empresa, a sua participação no programa garante maior visibilidade e reconhecimento da empresa no mercado.
A biotecnologia é uma área em constante expansão e que tem muito a oferecer para o empreendedorismo. É por isso que o Curso de Pós-graduação em Biotecnologia Industrial (mestrado e doutorado) da Universidade Tiradentes (UNIT) oferece aos seus alunos uma formação sólida e completa, que não só prepara os estudantes para as oportunidades de carreira na indústria biotecnológica, mas também os incentiva a empreender.
A UNIT é uma das principais instituições de ensino superior do país, conhecida pela excelência na formação acadêmica e pela inovação em suas iniciativas educacionais. O curso de Pós-graduação em Biotecnologia Industrial é uma das suas bem-sucedidas iniciativas, com uma abordagem interdisciplinar que prepara os alunos para trabalhar em diferentes áreas da biotecnologia, como por exemplo a produção de alimentos, bioinsumos, medicamentos e biocombustíveis.
Mas o Curso vai além da formação acadêmica tradicional e oferece aos seus alunos uma visão ampla do mercado de trabalho, incluindo as oportunidades no empreendedorismo. O Curso de Pós-graduação em Biotecnologia Industrial incentiva o empreendedorismo desde o início, com disciplinas que abordam o desenvolvimento de negócios, a gestão de projetos, propriedade intelectual e a inovação tecnológica.
O Curso de Pós-graduação em Biotecnologia Industrial da Unit é um exemplo de como a formação acadêmica pode ser uma importante ferramenta para o empreendedorismo, fornecendo aos alunos as habilidades, os conhecimentos e o suporte necessários para transformar ideias em negócios bem-sucedidos. O projeto Quick aid K das alunas do Curso é um destes exemplos!