As atividades acadêmicas do PBI iniciaram em maio, após a conclusão do processo de seleção para 1ª entrada de alunos do ano de 2022. Para celebrar o início das atividades acadêmicas, recebendo os novos alunos e integrando-os com os pós-graduandos dos cursos (mestrado e doutorado), o PBI realizou na manhã do dia 16 a sua Aula Inaugural com palestra de professor de Barcelona, Espanha.
Para a Aula Inaugural foi convidado o Dr. Francisco Valero, professor da Universitat Autònoma de Barcelona, que ministrou a palestra intitulada “A fragment of the prosequence of Rhizopus oryzae lipase, key factor for enzyme heterologous production and industrial application”.
No formato virtual, a Aula contou com um público superior a 40 pessoas, com a participação de alunos dos cursos de mestrado e doutorado e de professores do PBI, bem como alunos de iniciação científica, professores e alunos de outros PPG da Unit e de outras Instituições. Para os alunos, a palestra foi uma oportunidade de conhecer e interagir com as pesquisas realizadas pelo Prof. Francisco, tanto no aspecto técnico/científico dos seus trabalhos como na área de empreendedorismo pela sua interação com empresas.
Na área de pesquisa, o professor apresentou a sua experiência com trabalhos de otimização da produção de células Pichia pastoris na geração de produtos heterólogos, de forma multidisciplinar. Neste sentido, tratou desde os aspectos genéticos até a produção em escala, por meio de planta piloto de fermentação, e as aplicações no campo da Biocatálise.
O Prof. Francisco, além da vasta experiência em projetos científicos, atua também em diversos projetos em parceria com empresas. A Aula Inaugural foi um momento ímpar de aprendizado e conhecimento. O professor compartilhou as suas experiências em trabalhos que realiza com empresas, fazendo um breve comentário sobre o cenário de pesquisas entre academia e empresa, nas instituições universitárias da Europa!
Interação das pesquisas do PBI com a UAB
A Profa. Cleide Soares do PBI está realizando estágio de Pós-doc na Universitat Autònoma de Barcelona sobre a supervisão do Prof. Dr. Francisco Valero. A parceria foi iniciada em janeiro de 2022 e a professora permanecerá por um ano em pós-doutoramento na UAB desenvolvendo o projeto Engenharia de Bioprocessos & Aplicação na Biocatálise. Este projeto tem o objetivo de investigar a síntese enzimática de ésteres e obter lipídios estruturados de baixo valor calórico de interesse industrial, utilizando lipases não comerciais imobilizadas em suportes produzidos na Unit e no ITP.
O Pós-doc da professora tem sido uma oportunidade de interação entre as pesquisas da UAB, do grupo do Prof. Francisco, com as pesquisas conduzidas pela professora no PBI. Além disso, tem oportunizado aos seus orientados, alunos do PBI da Unit, a participação e o desenvolvimento de parte dos seus projetos de pesquisa na UAB. Neste momento, uma aluna de doutorado do PBI orientada da Profa. Cleide, está concorrendo a bolsa de doutorado sanduiche (CAPES), com perspectiva de passar um período de estudo em Barcelona.
Currículo do Prof. Dr. Francisco Valero
O Prof. Francisco é Graduado (1984), Mestre (1986) e Doutor (1990) em Ciências Químicas pela Universidade Autonoma de Barcelona (UAB), onde, atualmente, é professor é Catedrático de Ingeniería Química. Foi coordenador do curso de Engenharia Química e do programa de mestrado e doutorado em Biotecnologia e Vice-diretor de estudos da Escola d’Enginyeria da UAB.
A colaboração com o setor industrial tem sido ativa, participando em 30 acordos de colaboração com a indústria. Cabe destacar, também, que é sócio fundador da spin-off Bioingenium e Secretário da Sociedade Espanhola de Biotecnologia (Sebiot).
Atualmente é coordenador do processo de adaptação EEES na licenciatura em Engenharia Química e do grupo de Engenharia de Bioprocessos e Pesquisa em Biocatálise Aplicada. Este é reconhecido como um grupo de qualidade tanto pela UAB quanto pela Generalitat de Catalunya, fazendo parte da rede de pesquisa em Biotecnologia da Catalunha e sendo membro parceiro do Centro de Pesquisa Acib (Centro Austríaco Biotecnologia Industrial).
O seu grupo de pesquisa é composto por 5 professores titulares que orientam 10 alunos de doutoramento na área da Engenharia Biológica, especificamente na otimização da fábrica de células Pichia pastoris para a produção de produtos heterólogos de forma multidisciplinar. Cobrindo desde os aspectos genéticos até a escala até o nível da planta piloto de fermentação e aplicações no campo da Biocatálise. Portanto, os campos de pesquisa estão relacionados à Engenharia Bioquímica, Engenharia de Bioprocessos, monitoramento, modelagem e controle de bioprocessos, biocatálise aplicada, processos de purificação e dimensionamento.
O trabalho de pesquisa foi divulgado em mais de 140 artigos publicados em revistas da SCI, 3 patentes, 65 comunicações orais e 120 painéis apresentados em conferências nacionais e internacionais. O índice H é 35.