Aberta a Seleção para Doutorado Sanduíche 2022 (PDSE/CAPES)

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Industrial (PBI) informa que se encontra aberta a inscrição para seleção interna de candidatos, alunos de doutorado do PBI, para Bolsa de Doutorado Sanduíche 2022, referente ao Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior – Edital Nº 10/2022 da CAPES.

Os candidatos interessados no Doutorado Sanduíche Bolsa, conhecido formalmente por PDSE (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior), têm até o dia 28 de março de 2022 para realizar a sua candidatura na Secretaria do PBI. A Bolsa, que pode ser solicitada por todas as áreas científicas, cobre custos de mensalidade, deslocamento e moradia, entre outros, e pode durar até 10 meses.

A Chamada de seleção interna do PBI poderá ser acessado através do link:

Chamada Interna n. 01/2022 PBI – Seleção Interna para Bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior

Anexo I – Formulário de Inscrição

Anexo II – Formulário de pontuação de currículo (Barema)

Resultado da Seleção Interna


O Edital nº 10/2022 Capes – Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior poderá ser acessado através do link:

PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE)

EDITAL Nº 10/2022

O objetivo do PDSE é apoiar a formação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche no exterior às Instituições de Ensino Superior com cursos de Doutorado reconhecidos pela Capes. O estágio no exterior deve contemplar, prioritariamente, a realização de pesquisas em áreas do conhecimento menos consolidadas no Brasil.

O que é: “O PDSE é um programa institucional da CAPES com o objetivo de qualificar recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche às Instituições de Ensino Superior brasileiras (IES) que possuam curso de doutorado recomendado e reconhecido pela CAPES” (Fonte: Site da CAPES)

A quem se destina: A estudantes brasileiros regularmente matriculados em cursos de Doutorado no Brasil.

Mais informações no site da CAPES.