Os professores do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Industrial (UNIT) as Dras. Elina Caramão e Laiza Krause e o Dr. Thiago Bjerk concederam entrevista às TVs Atalaia (Record – SE) e Sergipe (Rede Globo – SE), apresentando um pouco da pesquisa que está sendo realizado na Universidade com a participação de alunos da pós-graduação. A Profa. Elina explicou o projeto voltado a redução do volume de resíduos do coco através da pirolise (decomposição térmica na ausência de oxigênio), e aproveitamento dos produtos gerados por este processo (bio-óleo e biochar) que apresentam grande potencial econômico.
Na matéria concedida a TV Sergipe, o doutorando Rafael Farrapeira esclareceu o objetivo da pesquisa e destacou a aplicação do trabalho na geração de produtos de alto valor agregado, com o aproveitamento do resíduo do coco verde.
O coco é um produto típico do Nordeste brasileiro e Sergipe é um grande produtor. Porém, os resíduos gerados pelas cascas do coco, especialmente nos locais turísticos onde é muito consumido, tem gerado um grande problema ambiental. Os frutos se acumulam nestes locais e o descarte é difícil, aproveitar estes resíduos vegetais é uma alternativa viável e a pesquisa tem contribuído com novas soluções.
Outro projeto apresentado pelo Prof. Thiago destaca a potencialidade das microalgas isoladas do mangue da região para produção de biocombustíveis (biodiesel) e para a biorremediação de efluentes gasosos e líquidos.
Essas pesquisas foram destaques nas emissoras locais, filiadas a Rede Globo e a Record, e representam o potencial da ciência em levar soluções aplicadas para sociedade. Além disso, os resultados são frutos das dissertações e teses dos alunos da Pós-graduação (PBI – Unit), permitindo a formação qualificada dos futuros mestres e doutores em Biotecnologia Industrial.