[:pt]Ocorreu nesta última sexta-feira, dia 26, a primeira defesa de doutorado do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Industrial (PBI) da Universidade Tiradentes (Unit). Foi um dia marcado por intensa atividade técnica e acadêmica com a participação de professores externos e internos na banca de avaliação e a presença de professores e alunos do Curso e convidados, assistindo e prestigiando a defesa da tese. Também foi um dia de comemoração para o PBI, após ter elevado sua nota na última avaliação da CAPES para 5, o Programa inicia este ano um novo ciclo com as defesas da primeira turma de doutorandos.
A sessão de defesa foi brevemente aberta pelos Profs. Juliana Cordeiro (Diretor de Pesquisa) e Marcelo Mendonça (Coordenador do PBI). Na sequência, iniciou-se a defesa com a apresentação do trabalho intitulado “Imobilização de lipase de Burkholderia cepacia em suportes derivados de fibras naturais de dendê originados de resíduos agroindustriais”, pelo doutorando Anderson Barbosa. Durante a sua trajetória no Curso de Doutorado, Anderson desenvolveu parte do seu trabalho na Universidade de São Carlos (UFSCar) e no Department of Microbial Biotechnology, em Madrid, onde permaneceu por seis meses com Bolsa de Doutorado-sanduiche (CAPES).
A Comissão de Avaliação da tese foi composta pelos orientadores do doutorando, a Profa. Cleide Mara e o Prof. Álvaro Lima, e pelos Profs. Benevides C. Pessela João (Spanish National Research Council | CSIC – Department of Microbial Biotechnology, Madrid), Luciana R. B. Gonçalves (Universidade Federal do Ceará | UFC – Departamento de Engenharia Química, Fortaleza), Nayara B. Carvalho (Universidade Tiradentes | Unit) e Laiza C. Krause (Universidade Tiradentes | Unit – PBI).
“A Unit acertou quando investiu em uma política educacional de qualidade, através da criação dos Programas de Pós-graduação. Esta primeira defesa de doutorado do PBI é o resultado deste processo de formação qualificada e geração de conhecimento científico”, comentou o Prof. Marcelo Mendonça. “Para o PBI a defesa da primeira turma de doutorandos é o caminho para consolidação do Programa, os resultados do Curso já são reconhecidos e todos os professores e alunos estão de parabéns pelo trabalho que realizam”, complementou Profa. Juliana.
A partir do mês de fevereiro os demais alunos, tanto desta turma de doutorandos quanto os mestrandos da turma de 2016, iniciarão as suas defesas de tese e dissertação com a participação de professores do Curso e de convidados de outras instituições. Este mês, também, ocorrerá a entrada dos novos mestres e doutores da turma de 2018, enfim é um novo ciclo que se inicia no PBI…[:]