[:pt]Nos dias 09 e 10 de outubro ocorreu o II Fórum de Coordenadores de Pós-graduação em Biotecnologia, o evento foi realizado na USP, em São Paulo.
O primeiro dia do Fórum foi dedicado a apresentação e a discussão sobre os resultados da avaliação quadrienal dos programas de biotecnologia (CAPES). O Coordenador de Área da Biotecnologia na CAPES, o Prof. Odir Dellagostin, apresentou a metodologia utilizada no processo de avaliação e os resultados comparativos dos Programas de Biotecnologia. Fazendo comentários sobre determinados critérios da avaliação, o Professor destacou a importância que os Programas devem ter com a qualidade das publicações nos extratos mais altos do Qualis, para aqueles que pretendem atingir e manter-se no nível de excelência. Além disso, comentou sobre a necessidade de integração entre os professores para o resultado do Programa. “Vocês coordenadores façam todo o esforço possível para conseguir conduzir com harmonia o programa, com entendimento, com cooperação é isso que vai fazer a grande diferença…”, Prof. Odir. Na sequência, coordenadores de programas notas 7 e 6, nesta última avaliação, apresentaram suas estratégias para alcançar os melhores resultados na quadrienal.
A programação do segundo dia foi marcada por duas mesas redondas. A primeira foi mediada pelo representante da Associação Brasileira de Biotecnologia Industrial (ABBI) e tratou da interação empresa x academia e propriedade intelectual, com representantes de dois escritórios de patentes e das empresas Braskem e Solvay (Rhodia). Em seguida, a presidente da Sociedade Brasileira de Biotecnologia (SBBiotec), Pesq. Fátima Grossi, fez uma apresentação breve sobre a SBBiotec destacando o histórico e as novas ações da Sociedade. Comentou sobre a criação da Revista Biotechnology Research & Innovation (open access – https://www.journals.elsevier.com/biotechnology-research-and-innovation/), vinculada a Elsevier, sendo mais uma opção para publicação de artigos dos PPGs em biotecnologia. Além disso, esclareceu os motivos que levaram a não realização do Congresso de Biotecnologia este ano e convidou os professores dos PPGs para participarem da organização deste evento em 2018.
Concluindo as atividades do Fórum, os coordenadores retomaram as discussões sobre os critérios de avaliação dos programas pela CAPES. Analisaram e propuseram mudanças que serão encaminhadas para apreciação dos coordenadores de área.
Em 2018, o próximo Fórum dos Coordenadores será realizado em Salvador/BA.
Inícios das atividades do Fórum, com a participação dos Coordenadores de Área da Biotecnologia na CAPES.
[:]