O Café com Biotecnologia nessa próxima sexta-feira, dia 10, será com a Profa. Dra. Maria Inês Melecchi, que apresentará uma experiência exitosa da interação da Pós-graduação com o ensino médio e fundamental.
Confira a programação:
Palestra: “Um experiência de interação Universidade e Escolas: Projeto Promopetro entre UFRGS/CMPA/IFSUL – TRANSPOSIÇÃO DE CONTEÚDOS DE ENERGIA, BIOENERGIA E MEIO AMBIENTE PARA O ENSINO MÉDIO”
Palestrante: Profa. Dra. Maria Inês Soares Melecchi – Colégio Militar de Porto Alegre, coordenadora do projeto no CMPA e a Colaboração: Profa. Dra. Elina Bastos Caramão – Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Industrial (PBI – Unit) e Coordenadora geral do projeto.
Local: Universidade Tiradentes – Bloco F Sala 18
Data/Hora: 10/03/2017 (sexta-feira) às 10h00min
Sobre a palestra:
O seminário pretende despertar o interesse dos Pesquisadores (professores e alunos) para a interação com as escolas de nível fundamental e médio da região de Aracaju através de apresentação de uma bem sucedida experiência com conteúdos desenvolvidos no curso de Pós-graduação em Química na Área de Energia e Meio Ambiente. Este projeto foi financiado pela FINEP e CNPq e envolveu alunos de graduação, mestrado e doutorado da UFRGS, alunos dos cursos de Tecnólogo e Técnico do IFSUL, alunos de ensino médio e fundamental do Colégio Militar de Porto Alegre e professores da rede estadual (RS) e municipal (Porto Alegre e Pelotas) de ensino fundamental e médio. Foram desenvolvidas diversas experiências envolvendo o estado da arte em termos de pesquisa com combustíveis, biocombustíveis, plantas e meio ambiente, adaptadas para as condições e nível dos estudantes e colégios da rede pública de ensino no Rio Grande do Sul. Como resultado deste projeto aumentamos o numero de ingressos nos cursos de graduação em Engenharia Química, Química e Engenharia de Alimentos da UFRGS além de induzirmos a participação de alunos de iniciação científica nos programas de mestrado envolvidos. Foram elaborados cadernos com práticas atualizadas sobre o assunto; foram desenvolvidas plantas de produção de biodiesel a partir de óleo de fritura e plantas de pirólise de resíduos agroindustriais nas duas escolas; foram realizadas reuniões com professores da rede pública com motivação para a aplicação de algumas das práticas sugeridas usando materiais alternativos desenvolvidos pelos próprios docentes e alunos. Como resultado científico, tivemos apresentações dos resultados em reuniões nacionais e internacionais, sendo uma destas com apresentação por um dos alunos do ensino médio (atualmente aluno do curso de Química da UFRGS e bolsista de Iniciação Científica) em uma reunião na Áustria, além de publicações em revistas da área.