PBI recebe a visita do Prof. Odir Dellagostin (UFPel e CAPES)

Nos dias 02 e 03 de maio, a Unit receberá a visita do Prof. Odir para atividades com os professores e os alunos do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Industrial (PBI). Professor do Curso de Biotecnologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), atualmente também atua como Coordenador da Área de Biotecnologia junto à CAPES.

O Prof. Odir ministrará, como professor convidado, no dia 02 de maio às 15h30 a aula inaugural do PBI para o ano 2016 sobre o tema “Biotecnologia: cenário atual e perspectivas futuras”. A aula será uma oportunidade especial para os alunos do mestrado e doutorado do PBI, pois trará a experiência de pesquisa em biotecnologia de quase 20 anos somada à visão sistêmica do professor sobre esta área, adquirida na função de Coordenador (CAPES).

No dia 03, durante todo o dia, o Prof. Odir estará reunido com os professores do PBI participando das atividades de Planejamento Estratégico do Programa para os anos 2016 e 2017. Será um momento de intenso trabalho de avaliação dos indicadores do PBI (2013 – 2016) e planejamento futuro, na expectativa da avaliação quadrienal dos Programas de Pós-graduação realizado pela a CAPES em 2017.

 Currículo do Prof. Odir Dellagostin

É formado em Medicina Veterinária pela UFPel (1989), tem doutorado em Biologia Molecular pela University of Surrey – Inglaterra (1995) e pós-doutorado pela mesma Universidade (1997). É professor da UFPel desde 1997 e pesquisador nível 1A do CNPq desde 2007. Foi coordenador do Centro de Biotecnologia, do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPel. Atualmente é Diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico. Tem experiência na área de Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de vacinas recombinantes, vacina contra tuberculose bovina e vacina contra leptospirose. Já publicou mais de 160 artigos científicos e realizou o depósito de 17 patentes. Orientou mais de 40 teses e dissertações pelos programas de pós-graduação em Biotecnologia e em Veterinária. Foi membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação de 2010 a 2014, coordenador do Comitê Assessor de Ciências Biológicas da Fapergs de 2011 a 2014, membro do Comitê Assessor de Veterinária do CNPq de 2012 a 2015, e coordenador adjunto da Área de Biotecnologia da CAPES de 2011 a 2014. No presente momento exerce as funções de Coordenador da área de Biotecnologia da CAPES, e membro do Conselho Superior da FAPERGS.

Visita Odir final2