A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe – FAPITEC/SE lança o 4º número da Revista Pesquisa-SE, cujo conteúdo aborda o avanço da pós-graduação em Sergipe. Dos cinco Programas de Pós-graduação stricto sensu da Unit, três constituem matérias da Revista, inclusive, o Programa de Biotecnologia Industrial (PBI).
Uma das matérias é sobre pesquisas desenvolvidas por meio do grupo de pesquisa em engenharia de bioprocessos. Este é um Projeto de Mobilidade Acadêmica, apoiado pela FAPITEC/SE, que visa estudar os resíduos da palma para aplicação na área de farmácos, cosméticos e biodiesel, sob coordenação da Dra. Cleide Mara Faria Soares (Unit), Dra. Maria Helena Andrade Santana (UNICAMP) e Dra. Rachel de Lima Camargo Giordano (UFSCAR). Esta pesquisa é desenvolvida com pesquisadores dos programas Pós-graduação da Unit em Biotecnologia Industrial e Engenharia de Processos, e Pós-graduação da Unicamp e UFSCAR em Engenharia Química. Entre os docentes do PBI envolvidos nesta pesquisa contamos com a Dra. Alini Tinoco Fricks, Dra. Patricia Severino e Dr. Alvaro Silva Lima,
Nesta pesquisa teremos a mobilidade do doutorando, do PBI, Anderson Barbosa, que realizará seu primeiro intercâmbio acadêmico para a UFSCAR, onde irá aprender uma nova técnica de imobilização enzimática a ligação covalente multipontual.
Outra matéria é sobre pesquisas desenvolvidas por meio do grupo de pesquisa em nanotecnologia, onde vem sendo executados trabalhos sobre o desenvolvimento de nanofarmacos para a doença de Parkinson.
Os resultados e os indicadores demonstram o crescimento e a qualidade da Pós-graduação da Unit, especialmente, com o apoio dos programas da Capes e da FAPITEC/SE. Os programas de bolsas e de mobilidade acadêmica são incentivos importantes à pós-graduação e contribuem fortemente para consolidação dos cursos e formação dos pós-graduandos. Com este apoio, os grupos de pesquisa do PBI vêm criando redes e parcerias de trabalho, com destaque para as interações internacionais. O desafio e a expectativa do PBI é que as ações e os programas de apoio das agências de fomento sejam contínuos, contribuindo para a evolução qualitativa das pesquisas realizadas pelos professores e alunos.