Na última sexta-feira (07/08/15) foi inaugurado o Laboratório de Prevenção e Controle de Incrustação (LPCI) no Núcleo de Estudos em Sistemas Coloidais (NUESC) através de um convênio firmado entre o ITP, UNIT e a Petrobras.
Na solenidade estavam presentes o Magnífico Reitor da Unit, Prof. Jouberto Uchoa de Mendonça, o gerente de Elevação e Escoamento do CENPES/Petrobras/Rio de Janeiro, Roberto Carlos Gonçalves de Oliveira, o diretor-presidente do ITP, Dr. Leonardo Maestri, o coordenador do escritório de projetos do instituto, Cleverton de Santa Rita; o Dr. Diretor Presidente da FAPITEC/SE, Prof. Dr. Ricardo Santana, o Coordenador do PBI, o Dr. Marcelo da Costa Mendonça, professores e alunos, representantes da Petrobras local e algumas empresas parceiras do ITP também prestigiaram o evento
O LPCI possui equipamentos modernos para o estudo de processos de incrustação por sais provenientes de água na indústria do petróleo, e a eficácia dos processos inibidores do fenômeno de incrustação. Este novo laboratório faz parte da infra-estrutura do PBI e tem como coordenadores os professores Dr. Claudio Dariva, Dr. Elton Franceschi e Dr. Gustavo Borges.